Museu de Arte Contemporânea do Ceará realiza oficina virtual de arte postal neste sábado (14)

13 de agosto de 2021 - 15:09 # # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Dialogando com o trabalho dos artistas Hélio Rôla e Paulo Bruscky, a ação educativa será exibida a partir das 10h no Instagram do @macdragao

Ainda com atividades presenciais suspensas, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e é gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizará neste sábado (14), a partir das 10h, no Instagram do Museu (@macdragao), mais uma ação do Núcleo Educativo mediada pelos arte-educadores Andrea Dalveroni e Antonio Jarbas, que nesta semana trazem um passo a passo sobre como confeccionar um cartão postal.

A atividade faz referência ao ativismo urbano e à urgência de comunicação que atravessam o trabalho de Hélio Rôla e Paulo Bruscky, artistas que se expressam a partir de cartões postais, em obras presentes nas exposições “Um Atlas Para Hélio Rôla” e “Um Desvio Nem Sempre é um Atalho”. Em uma videomediação, além da atividade, os facilitadores apresentarão os dois artistas e suas produções em torno da temática. O público é convidado a escrever um cartão postal para a cidade e depois enviá-lo digitalmente para o Museu. Alguns trabalhos serão selecionados para serem exibidos nas redes sociais do Museu e serem impressos e afixados como lambes no entorno do Dragão, numa ação fruto de parceria com o artista Ton Almeida, como uma forma de entregar para a cidade as mensagens dos participantes da oficina.

“Numa espécie de inversão de papéis, o cartão postal não carrega uma imagem da cidade, mas sim sua percepção sobre ela, podendo ser uma memória ou uma sensação ligada ao lugar destinatário da mensagem, procurando não retratar exatamente o espaço físico”, afirma Dalveroni.

Sobre os facilitadores

Andrea Dalveroni é graduanda em Licenciatura Artes Visuais pelo IFCE. Cursou Belas Artes através de bolsa de intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. Atua como arte educadora no MAC Dragão, no qual realiza mediações em língua inglesa, oficinas com pesquisa em memória sensorial/afetiva e pesquisa acessibilidade cultural com foco em audiodescrição. Desenvolve trabalhos com pintura, projetos culturais e audiodescrição. Tem como linha acadêmica e curatorial uma pesquisa sobre Chico da Silva e os Pintores do Pirambu.

Antonio Jarbas é graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza. Compõe a equipe de educadores do MAC Dragão.

Serviço:

MAC Dragão realiza videomediação Arte Postal, com Andrea Dalveroni e Antonio Jarbas
Dia: 14 de agosto (sábado)
Horário: 10h
Exibição: Instagram do MAC Dragão (@macdragao)
Acesso gratuito e livre