Programa de Educação Fiscal prevê novas iniciativas

13 de agosto de 2021 - 16:09 # # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz - Texto e Fotos

Ao longo desses 23 anos, o Programa de Educação Fiscal (PEF) da Sefaz-CE buscou incentivar a atuação cidadã e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e com menos desigualdade social. E agora prepara novos horizontes de atuação.

Gestora do PEF, Clarissa Barroso disse que o programa está em constante aprendizado, buscando se alinhar às novas tecnologias e formas de comunicação. “Iremos avançar com propostas mais atraentes para crianças e jovens, com a utilização de ferramentas como a gamificação (jogos) nas escolas. Pretendemos fortalecer ações junto às instituições ligadas ao Sua Nota tem Valor, aos municípios e a outros atores da sociedade.”

A história do PEF passa pela realização de diversas atividades com foco na cidadania e no controle social. Entre elas estiveram a formação de professores, na modalidade de ensino presencial e a distância; a promoção de palestras, seminários e cursos para estudantes do ensino fundamental ao universitário; o estímulo à pesquisa acadêmica; além da elaboração de livros e cartilhas infantis sobre tributação e cidadania.

Política de Estado

Para a ex-gestora do PEF, Imaculada Vidal, a permanência da educação fiscal como uma política de Estado é uma “vitória”. “Os governos podem mudar, mas o programa continua. A semente plantada pela Luiza Ondina no fim da década de 1990, cuidada pelo Argemiro Torres, Iara Palácio e agora pela Clarissa Barroso, vem frutificando. Que tenha vida longa para colaborar na construção de um mundo mais inclusivo e justo para todos.”

LEIA MAIS

Programa de Educação Fiscal completa 23 anos fortalecendo a cidadania e o controle social

Em parceria com Seduc, Educação Fiscal é conteúdo de Ensino Médio