Alunos do curso de formação de delegados visitam Ciops e Pefoce

16 de agosto de 2021 - 16:01 # # # # # # #

Ascom Aesp - Texto

Na reta final do curso de formação para ingresso na Polícia Civil do Ceará, os alunos do curso de delegado, em capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), visitaram, nesta segunda-feira (16), a sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e da Perícia Forense do Estado (Pefoce).

De acordo com o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade, a atividade, denominada de estágio operacional supervisionado, faz parte da matriz curricular do curso e visa apresentar ao delegado o dia a dia das instituições, familiarizando-o com as rotinas administrativas, operacionais e demais procedimentos das funções de Polícia Judiciária.

“O objetivo do estágio é interagir. Então, nós pensamos de fazer um momento diferente, que foi essa visita institucional à Pefoce, porque o delegado trabalha muito em conjunto com a perícia; e à Ciops, que é outro setor no âmbito da segurança que os delegados sempre utilizam e sempre necessitam desse espaço. Além disso, também estão previstas, a visita deles nas delegacias de polícia acompanhando procedimentos orientados pelos delegados, pelos escrivães e inspetores. O que eles aprenderam ao longo de 5 meses foi teoria e agora vendo como é que se operacionaliza na prática”, pontuou Nartan.

Ciops

Na sede da Ciops, no bairro São Gerardo, os alunos da Aesp conheceram toda a estrutura da coordenadoria que é composta pelos núcleos de Teleatendimento, de Despacho, de Videomonitoramento, de Estatística e de Comunicação, e acompanharam de perto como funcionam as ferramentas e procedimentos adotados pela unidade, desde a ligação até o atendimento das ocorrências.

Para o aluno do grupo 3 do Curso de Formação de Delegados, Marlio Cidrack, que já trabalhou como Guarda Municipal de Fortaleza e também na Autaquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), instituições que também integram a estrutura da Ciops, a visita foi muito proveitosa. “É bem gratificante você acompanhar como partem as informações primárias, que vem do cidadão para os Órgãos de segurança. E essa interação é bem interessante, com todas essas instituições em um local só”. Ele aproveita e reforça o sonho de ser delegado. “É um sonho desde o tempo de faculdade. É um cargo que a gente vê que é muito importante para as questões sociais e de justiça”, declarou.

Pefoce

Na Perícia Forense do Estado (Pefoce), a turma de alunos visitou as instalações e laboratórios da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). Em cada coordenação, os futuros delegados aproveitaram para tirar dúvidas com servidores da Pefoce e conhecer de perto como são realizadas as perícias que lhes serão úteis no futuro.

“A visita do Curso de formação é de extrema importância, primeiro pela divulgação do marco histórico da Secretaria de Segurança que é a publicação do Manual de quesitação, onde estreita os laços da Polícia Civil com a Pefoce e também mostra qual a carta dos serviços, os exames que são executados pelos servidores da Pefoce, quais as dúvidas que podem ser sanadas, e essa integração que é o ponto forte entre Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pefoce… Então, esse momento é de extrema relevância tanto para Pefoce pelo recebimento dos servidores da Polícia Civil, quanto para os próprios delegados em formação, onde eles já vão conseguir projetar e terem um cenário para quando estiverem atuando, eles saberem onde eles podem identificar qual é o caso e atrelar esse caso a esse tipo de exame e isso contando com a palavra integração das forças de segurança”, explicou o Túlio Oliveira, coordenador da Calf.

O aluno do grupo 2 do Curso de Formação de Delegados, Erick Daniel, também destacou a importância da atividade. “Essa visita estava sendo muito aguardada por todos nós para conhecer o lado científico da investigação. A gente sabe que cada vez mais os meios de obtenção de provas são obtidos através da perícia e não só pela investigação ou por “achismos”. Como autoridade policial a gente quer essa proximidade com a perícia, com a Pefoce, para que possamos desenvolver investigações cada vez mais técnicas”, avaliou.

O curso de formação da Polícia Civil iniciou em maio deste ano e tem previsão de conclusão ainda neste mês de agosto. As visitas técnicas acontecem até o próximo dia 20, e percorrerá ainda as principais delegacias da Capital e Região Metropolitana.