Saúde LGBTQIA+ é a pauta do Papo SUS desta terça-feira (17)

16 de agosto de 2021 - 13:30 # # # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

Os avanços nos serviços de saúde para o público LGBTQIA+ serão discutidos no Papo SUS desta terça-feira (17). A série de lives é um projeto da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A transmissão começa às 19h30, no perfil oficial da ESP/CE no Instagram.

Com a instituição, em dezembro de 2011, da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, foram estabelecidos compromissos públicos com a saúde desta parcela da população.

Convidada da live, a diretora nacional da União Nacional LGBT, Silvinha Cavalleire, afirma que essa política é um marco na saúde pública brasileira por considerar a vulnerabilidade destes grupos. “Desenvolveu-se (com a política nacional) o processo transexualizador do SUS [Sistema Único de Saúde], que reconhece a necessidade de adaptação de uma pessoa à sua identidade de gênero como questão de saúde pública. Também foi muito importante a desvinculação de HIV/aids da população LGBTQIA+, sobretudo de mulheres travestis e transexuais”, ressalta.

Além da garantia dos serviços de saúde, é preciso respeitar o nome social de travestis e transexuais no SUS. Para Cavalleire, é um direito essencial a ser cumprido no sistema público de saúde tendo em vista que “nosso País é diverso, porém bastante preconceituoso”.

Papo SUS

Realizado quinzenalmente sempre às terças-feiras, o Papo SUS tem como objetivo destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão. As lives são conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Serviço

Papo SUS: Avanços na saúde para o público LGBTQIA+
Quando: terça-feira (17), às 19h30
Convidada: Diretora Nacional da União Nacional LGBT, Silvinha Cavalleire
Acesse em @espceara no Instagram