Dragão do Mar lança galeria virtual em celebração ao Dia da Fotografia nesta quinta (19)

18 de agosto de 2021 - 16:24 # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto

A mostra do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves reúne 30 fotomontagens com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019.

Complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança nova galeria virtual para celebrar o Dia Mundial da Fotografia nesta quinta-feira (19). Disponível a partir das 17h, no site do Dragão, a mostra “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?”, do fotógrafo Luiz Alves, traz 30 painéis fotográficos com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza, entre 2015 e 2019, numa alusão aos festejos comemorados no dia 15 de agosto.

Celebrada desde a década de 1950 na capital cearense, a Festa de Iemanjá é, desde 2018, reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade. Além de registrar os ritos de cortejo, louvor, entrega de oferendas e apresentações culturais tradicionais da Festa, que há dois anos não é realizada presencialmente em virtude da pandemia, a exposição destaca a importância dos festejos para a preservação da ancestralidade e reafirmação das matrizes religiosas africanas, muitas vezes marginalizadas. “A fotografia, que além de arte é instrumento de memória e preservação, é também ferramenta de comunicação. Espero que os registros da Festa de Iemanjá ajudem a desconstruir estereótipos da manifestação e contribuam para reafirmar a diversidade e a riqueza cultural do povo cearense. O recorte apresentado é também um eco pelo fim da intolerância religiosa”, afirma Alves.

Sobre o fotógrafo

Nascido em Tabuleiro do Norte, em 1979, Luiz Alves de Lima Júnior é formado no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos / Irrigação no Centro de Ensino Tecnológico – Centec – de Limoeiro do Norte. Em 2008, veio morar em Fortaleza, onde fez Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará. Desde criança apaixonado por arte, nas suas múltiplas linguagens, encontrou na Fotografia a oportunidade de mudar de carreira, conciliando seu encanto pelo fazer artístico com melhores possibilidades de retorno financeiro.

Desde 2014, dedica-se exclusivamente à fotografia. Iniciou seus estudos na Escola Porto Iracema das Artes, o que logo despertou seu interesse por eventos e manifestações culturais. Ao longo deste período, realizou inúmeras coberturas de festivais e espetáculos, como o Festival Manifesta, a Feira da Música, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival de Teatro Infantil, a Maloca Dragão, a Mostra Petrúcio Maia, dentre outros. Desde 2015, atua como fotógrafo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desenvolve trabalhos autorais que buscam dar uma maior visibilidade às manifestações ancestrais como a dos povos Indígenas, maracatus, pescadores e povos de terreiros.

Serviço

Exposição virtual “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?” do fotógrafo Luiz Alves
Data: 19 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Horário: 17h
Exposição: Site do Dragão do Mar
Classificação: Livre