Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce realiza premiação nesta sexta-feira (20); número de escolas inscritas bate recorde

19 de agosto de 2021 - 12:48 # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realiza, nesta sexta-feira (20), na sede da unidade, em Fortaleza, a entrega da premiação dos vencedores do XIII Concurso de Frases e Desenhos. Os hemocentros regionais também promovem a homenagem. As criações selecionadas nas categorias “desenhos”, “frases” e “vídeos” irão compor o calendário institucional de 2022 do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em 2021, mais de 270 escolas se inscreveram no certame em todo o Ceará, totalizando um aumento de 150% em relação ao ano passado – recorde de participações de instituições de ensino.

O Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce tem como objetivo conscientizar os estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, contribuindo na formação do doador do futuro. Neste ano, 2.499 trabalhos foram enviados. O Hemoce Fortaleza recebeu 1.084 criações. Nos hemocentros regionais, Crato foi o município que somou mais produções (503), seguido de Juazeiro do Norte (414), Sobral (408), Quixadá (53) e Iguatu (37).

“Queremos parabenizar a todas escolas e alunos pela participação no concurso deste ano. É muito gratificante poder contribuir com a formação dessas crianças e adolescentes, mostrando a importância da doação de sangue de uma forma lúdica e educativa. É o primeiro passo na construção de futuros doadores voluntários conscientes de seu papel social”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Vencedores

O Cariri foi a região que obteve a maior quantidade de alunos premiados: foram sete desenhos, quatro frases e seis vídeos contemplados com a premiação. A região Norte teve nove trabalhos (dois desenhos, três frases e quatro vídeos) escolhidos. Fortaleza e Região Metropolitana somaram seis criações laureadas (três desenhos, duas frases e um vídeo). A região do Sertão Central recebeu cinco prêmios (dois desenhos, duas frases e um vídeo). No Centro-Sul, foram três premiações (dois desenhos e uma frase).


Aluna Maria Alice, da Escola de Educação Infantil e Fundamental João Evangelista Dantas, em Milagres, foi uma das vencedoras da última edição do concurso na categoria ‘desenhos’

As obras selecionadas irão compor o calendário do Hemoce no próximo ano. Os vídeos serão disponibilizados no canal oficial do hemocentro no YouTube. Os alunos que tiveram os trabalhos selecionados irão receber como premiação um headphone bluetooth, além de certificados e medalhas de participação.

Programação

Por causa da pandemia de Covid-19, a homenagem ocorrerá seguindo os protocolos sanitários, sendo exclusiva para os alunos vencedores, pais, representantes das escolas e diretoria do Hemocentro. Além de Fortaleza, as unidades de Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu também realizam a cerimônia nesta sexta-feira (20). No Hemocentro Regional de Sobral, os estudantes vencedores receberão a premiação em casa.
Concurso Frases e Desenhos
Em sua 13ª edição, o Concurso de Frases e Desenhos já contou com a participação de mais de cinco mil alunos e cerca de 300 escolas. O certame é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante.

Os alunos do Ensino Fundamental I e II participam do concurso com desenhos que ilustram a doação de sangue. Já os alunos do Ensino Médio podem enviar frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria “vídeo” é aberta a todos. As criações devem abordar os temas: Solidariedade, Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado.

Desde 2007, o Hemoce trabalha anualmente o concurso entre os estudantes. A ideia partiu da necessidade de desenvolver ações de conscientização de cidadania e solidariedade entre jovens estudantes, estimulando a formação de futuros doadores voluntários.