CGE apresenta suas atividades de Controladoria e Auditoria Interna para técnicos da CAGE/RS

20 de agosto de 2021 - 14:07 # # # # # # #

Ascom CGE -Texto

Na manhã desta sexta-feira (20), representantes da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE) estiveram reunidos com técnicos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE/RS). O objetivo do encontro foi apresentar a experiência do Ceará no que se refere a atuação da CGE, como órgão de controle interno do Estado, e realização das atividades de Controladoria e Auditoria Interna.

A reunião contou com a participação do secretário executivo da CGE/CE, Marconi Lemos, e representantes do corpo diretor da CAGE/RS, Rogério Meira, Gilberto Fonseca, Carlos Rodrigues e Viviane Wagner.

“O trabalho desenvolvido pela CGE/CE chamou a nossa atenção durante as reuniões do Conselho Nacional de Controle Interno, onde diversos órgãos apresentaram as suas atividades. O órgão tem desenvolvido um trabalho muito interessante nas áreas de Controladoria e Auditoria Interna, principalmente com a instituição do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)”, destacou o contador e auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Rogério Meira.

O secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, também falou sobre a participação no encontro. “Eu costumo dizer que nós ainda estamos aprendendo a fazer controle interno no Brasil, e o Conaci, sem sombra de dúvidas, tem um papel muito forte no desenvolvimento da nossa atividade. Sendo assim, foi um grande prazer o convite que recebermos da CAGE/RS para expor o trabalho que estamos desenvolvendo aqui no Ceará”.

Atuação da CGE

Buscando contribuir com o Projeto de Reestruturação da CAGE/RS, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, apresentou a estrutura organizacional da CGE, que passou por um processo de modernização no ano de 2019, junto a suas principais ações no âmbito do Poder Executivo Estadual e projetos institucionais.

Em seguida, os coordenadores de Controladoria e Auditoria Interna da CGE, Marcelo Monteiro e Ana Luiza Felinto, expuseram a rotina de atuação de suas coordenadorias, destacando o impacto das mesmas para o Estado e apresentando os resultados obtidos.