Biblioteca Pública abre inscrições para oficinas online e presenciais

23 de agosto de 2021 - 16:23 # # # # # #

Ascom BECE -Texto
Helene Santos/Ascom Casa Civil e divulgação - Fotos

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, oferta durante o mês de agosto quatro oficinas, sendo duas onlines e duas presenciais. “Histórias que curam: como trabalhar com as narrativas em tempos de adversidades”, com Laiana Sousa, será realizada nos dias 25, 26 e 27, de forma presencial, enquanto “O ensino de Literatura na Educação Remota”, com Lúcio Flávio Gondim, no dia 28, será online. “A Mediação da Leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade”, com Tino Freitas, nos dias 30 e 31, também será online, e “Poesia Cearense Contemporânea”, com Talles Azigon, no dia 31, será presencial). Os interessados podem se inscrever através de formulário online e As vagas são limitadas. O link para inscrições estará disponível no site e nas redes sociais da BECE.

Com três manhãs de encontros presenciais, a oficina “Histórias que curam: como trabalhar com as narrativas em tempos de adversidades”, com a bibliotecária Laiana Sousa, busca formar o mediador de leitura através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade, de modo a contribuir para a formação do gosto pela leitura dos participantes envolvidos, bem como desenvolver competências para desenvolver práticas de mediação de leitura com objetivo terapêutico. Os encontros inauguram o Espaço Multiuso da Biblioteca nos dias 25, 26 e 27 de agosto, das 8h às 12h. Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 24 de agosto. Acesse a ficha de Inscrição.

Já na tarde de sábado (28), a BECE realiza a oficina/aula aberta “O ensino de Literatura na Educação Remota”, com Lúcio Flávio Gondim, online, das 14h às 17h. Esta oficina será uma oportunidade de partilhar experiências e caminhos para o ensino de literatura durante o tempo de isolamento social. Com o público de interessados em educação formal e informal, este encontro promove o diálogo urgente entre arte, pedagogia e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em busca de estratégias para transformar o ofício sempre desafiador do ensino da literatura. A aula acontece no Youtube, com declaração de participação após avaliação da atividade.

Na terça-feira (31), Talles Azigon ministra a segunda oficina presencial “Poesia Cearense Contemporânea”, das 9h às 12h, que acontece no Espaço Multiuso da Biblioteca. Um “arrudeio” (que em linguagem cearense significa voltar ou passeio) na produção da literatura cearense contemporânea, com foco na poesia. Explorando as cenas diversas dos saraus, da poesia lgbtqia+, das pequenas editoras, da autopublicação, da internet, e de muitas outras peças que compõem esta cena plural e pungente. As vagas são limitadas a 30 pessoas. Acesse a ficha de Inscrição.

Encerrando a programação formativa de agosto, a Biblioteca Pública oferta a oficina “A Mediação da Leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade”, com Tino Freitas, nos dias 30 e 31. Essa oficina apresenta a experiência do projeto Roedores de Livros que, desde 2006, promove ações de incentivo à leitura junto às crianças no entorno de Brasília. O projeto foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como o melhor Projeto de Incentivo à Leitura entre Crianças e Jovens do Brasil em 2011) Com centralidade na mediação da leitura, os Roedores de Livros apresentam uma metodologia com características passíveis de serem replicadas. Além disso, serão ampliados temas como: O que é Mediação de Leitura? O que é preciso para que essa experiência ajude a formar um leitor? Quais as características que fazem um livro ser melhor que um outro para uma mediação em grupo? Ao final, uma sessão de mediação de histórias e um momento para a “degustação” dos livros apresentados durante a oficina. As aulas acontecem das 17h30 às 20h30 no formato on-line pelo Google Meet. Serão ofertadas 30 vagas, durante os dias 24 a 29 de agosto. Ficha de Inscrição.

Serviço

Dias 25, 26 e 27 de agosto, das 8h às 12h

Local: Biblioteca Pública (presencial) – Espaço Multiuso

“Histórias que curam: como trabalhar com as narrativas em tempos de adversidades”, com Laiana Sousa. Ficha de Inscrição.

Dia 28 de agosto, das 14h às 17h

Local: YouTube da BECE

“O ensino de Literatura na Educação Remota”, com Lúcio Flávio Gondim.

Dia 31 de agosto, das 9h às 12h

Local: Biblioteca Pública (presencial) – Espaço Multiuso

“Poesia Cearense Contemporânea”, com Talles Azigon. Ficha de Inscrição.

Dias 30 e 31 de agosto, das 17h30 às 20h30

Plataforma no Google Meet

“A Mediação da Leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade”, com Tino Freitas. Ficha de Inscrição.