Estudo da Uece avalia efeito inédito da adição de microalga na dieta de caprinos

23 de agosto de 2021 - 15:12 # # # # # #

Sara Melo - Ascom Uece - Texto e Fotos

O Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/FAVET), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realiza estudo para avaliar o efeito da adição da microalga Chlorella pyrenoidosa na dieta de cabras. A pesquisa está sendo realizada na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos, localizada no município de Guaiúba.

O professor César Fernandes, um dos pesquisadores, informa que as microalgas são plantas microscópicas aquáticas, com alta concentração de diversos nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas, gorduras, minerais e antioxidantes. “Devido a esse fator, ela tem sido utilizada na dieta humana como um alimento funcional. Na dieta de animais ruminantes, como bovinos, caprinos e ovinos, ela tem sido utilizada como um substituto parcial na dieta dos animais e, experimentalmente, tem sido explorada em estudos imunológicos e produtivos. Contudo, os seus efeitos sobre outros processos biológicos dos animais, como o reprodutivo, ainda não estão descritos”, detalha.

Dentre as mais diversas avaliações obtidas por meio do experimento do LANUPRUMI, conforme o docente, destacam-se aquelas relacionadas aos efeitos da microalga sobre a eficiência reprodutiva dos animais (comportamento sexual, desenvolvimento folicular e qualidade dos gametas femininos – oócitos e embriões), perfil metabólico e hormonal e comportamento ingestivo.

O professor César explica, ainda, que caprinos são animais tradicionalmente criados no Nordeste brasileiro para produção de carne, leite e pele e apresentam-se como fonte de renda complementar para milhares de criadores. No entanto, a sua cultura de produção é caracterizada por um mau manejo nutricional, devido à escassez de alimentos em determinados períodos do ano, e, consequentemente, por uma baixa eficiência reprodutiva.

“Além disso, os caprinos têm sido considerados um modelo experimental ideal no desenvolvimento de diversas biotecnologias, devido ao seu baixo custo de manutenção, ciclo reprodutivo curto e características funcionais dos seus produtos (carne e leite). Um protocolo nutricional que suportasse as justificativas citadas, auxiliando numa melhoria da eficiência reprodutiva desses animais, seria de fundamental importância na melhoria dos processos reprodutivos nesta espécie”, considera o pesquisador.

Sobre a pesquisa, o professor César informa também que o projeto realizado com as cabras da fazenda experimental contempla uma tese de doutorado, de autoria da aluna Maria Raquel Lopes Silva, e uma dissertação de mestrado, do estudante Filipe Helson Costa Lima, e conta com participação de uma equipe multidisciplinar formada por médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas. Além do professor César, estão entre os pesquisadores principais o Prof. Davide Rondina, coordenador do LANUPRUMI, e a Profa. Juliana Alves.

LANUPRUMI

O Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI), coordenado pelo Prof. Davide Rondina, conta com duas estruturas físicas: uma sede acadêmica, localizada no Campus do Itaperi, e a sede ou estação experimental em caprinos e ovinos, localizada na fazenda Campo da Semente (Guaiúba-CE). O LANUPRUMI possui atualmente o grupo de pesquisa “Nutrição e Produção de Pequenos Ruminantes”, certificado pela UECE e cadastrado no diretório do CNPq, atuando nas áreas de nutrição aplicada à reprodução, controle nutricional na regulação gênica e nutrição aplicada à qualidade de produtos de origem animal.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias possui três décadas de história, 424 mestres formados, 151 doutores colocados no mercado de trabalho e uma vocação única para inovar, expandir os horizontes, superar desafios e entregar à sociedade profissionais cada vez mais competentes. É assim que o Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se destaca no cenário nacional e se propõe a alcançar um conceito ainda melhor na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Hoje, o PPGCV é o único das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com nota 6 pela Capes na área de Medicina Veterinária, o que significa um desempenho equivalente ao alto padrão internacional.