SPS realiza a Semana do Orgulho e Visibilidade Lésbica do Ceará

24 de agosto de 2021 - 15:36 # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Thiara Montefusco - Foto

Juntas na luta por direitos e igualdade de tratamento, as mulheres lésbicas seguem atuando nas políticas públicas para construir um Ceará sem lesbofobia e que acolha suas existências e trajetórias. Neste mês de agosto, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) convidou profissionais de diferentes áreas para compartilhar suas experiências na Semana do Orgulho e da Visibilidade Lésbica. As atividades iniciaram na segunda-feira (23) com a live Histórias de Orgulho Lésbico, que foi transmitida no instagram @direitoshumanosce.

Além das lives, a semana contará com transmissões ao vivo pelo canal SPSCeará, no YouTube. As atividades acontecem em alusão ao Dia do Orgulho Lésbico, celebrado no dia último dia 19, e ao Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado no próximo dia 29.

A programação segue até o próximo dia 31, quando ocorre a assinatura do Pacto Cearense de Politicas Públicas para Mulheres Lésbicas e Bissexuais e uma visita guiada à Casa da Mulher Brasileira do Ceará com a titular da SPS, Socorro França; e as secretárias-executivas de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Politica para as Mulheres da SPS, respectivamente, Lia Gomes e Denise Aguiar, além da Coordenadora da Casa, Daciane Barreto e de representantes do movimento lésbico cearense.

A titular da SPS, Socorro França, ressalta que a coordenadoria LGBT vem desenvolvendo políticas públicas de atenção às mulheres lésbicas, e que a assinatura do Pacto Cearense de Politicas Públicas para Mulheres Lésbicas e Bissexuais vai ser mais uma forma de reafirmar este compromisso. “Através da nossa coordenadoria LGBT nós conseguimos desenvolver um diálogo aberto com o movimento das mulheres lésbicas aqui no Ceará. Aos poucos, estamos desenvolvendo, em parceria com as secretárias de Saúde e de Educação, um trabalho para levar para este público o acesso às políticas públicas que são conquistas do movimento lésbico”, frisa a gestora.

“Agosto é um mês de muitas lutas e celebrações e nós fizemos questão de criar uma programação toda dedicada à temática da visibilidade e do orgulho lésbico porque sabemos que a discriminação sofrida por mulheres lésbicas em função do seu gênero e orientação sexual, além do não reconhecimento de suas relações afetivas e da hipersexualização de seus corpos afetam diretamente na construção e fortalecimento de suas identidades. Queremos ouvi-las para que possamos seguir construindo juntes um Ceará de todes e livre da lesbofobia que violenta e anula a existência de tantas mulheres no mundo inteiro”, destaca Lia Gomes.

Confira a programação

26/08 (quinta-feira) – Live: Historias de Orgulho Lésbico
às 19h – (transmissão no instagram @direitoshumanosce)
Convidadas: Lia Gomes- Secretária Executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS; Larcia Keury – Assistente Social, Militante Movimento Estudantil; Fernanda Colares- Advogada, membra do CLESC; Natalia Barros – Redutora de Danos membro da Renfa

27/08 (sexta-feira) – Agenda Saúde da Mulher Lésbica com a Secretaria da Saúde do Ceará, às 14h – (presencial)
Agenda com a Secretaria-Executiva de Politicas de Saúde e Coordenação de
Politicas em Gestão do Cuidado as SESA e a Comissão do Movimento Lésbico
Cearense

29/08 (domingo) – LesboShow – Ato cultural do Orgulho e da Visibilidade Lésbica
às 19h – (transmissão no canal da SPSCeará, no Youtube)
Apresentações Culturais de Mulheres Lésbicas

30/08 (segunda-feira) – Live: Historias de Orgulho Lésbico
às 19h – (transmissão no instagram @direitoshumanosce)
Convidadas: Lia Gomes- Secretária Executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS; Mitchelle Meira, Marcha Mundial de Mulheres; Alice Oliveira, Articulação Brasileira de Lésbicas; Léo Ribas, Coordenação do Lesbocenso Nacional; Neidinha Lopes, Diretora Estadual do MST CE e do Coletivo LGBT Sem Terra

31/08 (terça-feira) – Assinatura do Pacto Cearense de Politicas Públicas para Mulheres Lésbicas e Bissexuais e Visita Guiada a Casa da Mulher Brasileira do Ceará às 10h – (presencial)
Convidadas: Socorro França- Secretária da SPS ; Lia Gomes – Secretária Executiva de Cidadania e Direitos Humanos; Denise Aguiar – Secretária Executiva de Politicas para Mulheres; Daciane Barreto, Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Comissão do Movimento Lésbico Cearense.