Servidores do Detran-CE passam por capacitação para aplicar o uso da Linguagem Simples

25 de agosto de 2021 - 12:01 # # # # # #

Irailton Menezes - Ascom Detran-CE - Texto

Programa é uma iniciativa do Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) deram início, nessa segunda-feira (23), à capacitação por meio do curso de Inovação em Linguagem Simples, oferecido pelo Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará (ÍrisLabgov). O objetivo é aproximar, cada vez mais, o setor público dos cidadãos, disseminando a cultura da inovação, conectando pessoas, conhecimentos, práticas e iniciativas governamentais.

Na tarde de segunda, foi realizado um encontro, em ambiente remoto, voltado para a nova cultura de linguagem no setor público, através de técnicas específicas e valorizando a linguagem simples utilizada no dia a dia do serviço público, como uma ponte para estreitar as relações entre usuários e órgãos.

O encontro contou com a mediação da Coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Izabel Ferreira Lima. Através da apresentação de cases, ela pôde demonstrar, de forma simplificada e objetiva, as diferentes formas de se comunicar com a população, valorizando os artifícios digitais que a modernidade oferece.

Para Lorena Moreira, Diretora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento do Detran-CE, esses encontros são de extrema importância, visto que “o serviço público, em especial o que atende de forma digital, cada vez mais comum nos dias atuais, deve estar em constante atualização, buscando suprir com qualidade e de maneira mais simples e direta os usuários em suas demandas. A iniciativa de encontros como este engrandece nosso trabalho e o trato com a sociedade”.

Outras temáticas também farão parte dos encontros realizados em parceria com o ÍrisLabgov e o Detran-CE, tais como LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Computação em Nuvem, e Direito Visual.