No Dia Mundial do Cão, conheça a rotina dos heróis de quatro patas do Corpo dos Bombeiros do Ceará

26 de agosto de 2021 - 12:39 # # # # # #

Cibele Leite - Ascom SSPDS - Texto
Paulo Victor - Fotos Cícero Oliveira - Vídeo

Quando eles são o assunto, é impossível não abrir um sorriso. Dos apelidos aleatórios que criamos, não é à toa que são conhecidos, sobretudo, como os companheiros mais fiéis. Nesta quinta-feira (26), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) celebra o Dia Mundial do Cão com uma homenagem a esses detentores de super habilidades que não vivem só de fofura, mas de nobres missões de salvar vidas. Conheça agora um pouco mais sobre a rotina de treinamento dos heróis de quatro patas da Companhia de Busca e Resgate com Cães (CBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Logo na entrada da CBRESC do CBMCE, no bairro José Walter, em Fortaleza, o visitante se depara com um cenário bucólico, de terra batida no chão, rodeado por árvores. Os treze cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros estavam cada um em seu devido “box”, o espaço com abrigo como é chamado o local onde eles repousam. Àquela hora, início da tarde, todos quietinhos, descansando.

As heroínas

Enquanto falava sobre a rotina de treinamento dos cães, o comandante adjunto da CBRESC, tenente Eliomar Cordeiro Alves, se junta à labradora Anny, de quatro anos, que já possui um currículo de dar inveja a qualquer heroína. Em 2019, ela e mais três cães da CBRESC viajaram com seus tutores para atuar nas operações de busca e resgate no desastre, em Brumadinho, Minas Gerais. Ela também foi um dos cães que atuaram no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, em outubro do mesmo ano.

À Anny reuniram-se Nala (companheira de trabalho do comandante) e a mais nova da turma, a Iara, uma Braco Alemão que ainda vai fazer seis meses. “A Iara ainda está em treinamento. Essa é uma nova raça que estamos tentando implementar. Em relação à fisiologia, por causa de sua capacidade cardiopulmonar, é um cão espetacular”, explica.

Treinamento

De acordo com o comandante, o treinamento acontece em escalas. Cada cão – com seu condutor (binômio) – treina por dois anos até estar pronto para atuar em campo. “Em média, diariamente, eles treinam de duas a três vezes por semana, especificamente, para busca e obediência”, conta. Os treinos de busca são os que mais exigem do animal, que se capacita em um campo repleto de escombros na sede da Companhia, simulando um ambiente de desastre. Treinos fora da sede da CBRESC também são constantes. “Os cães devem estar preparados para todo tipo de ambiente”, destaca. Já os treinos de obediência são mais rápidos, e no fim de cada exercício, tem o melhor: a recompensa de um petisco.

Seleção

De acordo com o comandante, os cães não são selecionados por raça, mas por linhagem genética. “A maioria são filhos e netos de cães de busca e resgate”, revela o tenente Eliomar.

Aposentadoria

Com a rotina de atletas, a vida útil dos animais em campo acontece, geralmente, até os dez anos. Quando um deles se aposenta, a prioridade para cuidar do animal é do condutor. São tantas missões e exercícios quase diários de treinamento, que a maioria é adotada pelo companheiro de jornada.

Dia Mundial do Cão

Nesta quinta-feira (26), quando o dia é de celebrá-los, a SSPDS ressalta a oportunidade para conscientizar sobre a defesa dos direitos dos cães e dos animais. Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono frente à pandemia do novo coronavírus. Maus-tratos contra animais é crime.

O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A legislação prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus-tratos, além de pagamento de multa e proibição da guarda.

Denúncias

A população pode contribuir com as Forças de Segurança repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou para o (85) 3247-2630, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.