Seleção para Curso de Formação de Operadores de Suporte Médico encerram inscrições nesta quinta-feira (26)

26 de agosto de 2021 - 14:26 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), realiza o processo seletivo para o Curso de Formação de Operadores de Suporte Médico (CFOSM), voltado aos profissionais da saúde do Estado e de outras unidades da Federação. A seleção ocorre seguindo as diretrizes da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. As inscrições são gratuitas e acontecem até esta quinta-feira (26).

O concurso contará com cinco fases classificatórias: 1ª fase – Inscrições dos candidatos por meio da ficha de inscrição clique aqui; 2ª fase – Apresentação de atestado médico para habilitação do teste físico; 3º fase – Teste de Aptidão Física (TAF) clique aqui; 4ª fase – Apresentação de exames de saúde; e 5ª fase – Teste de proficiência em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que será realizado no dia 20 de setembro.

Inscrições

O candidato deve realizar inscrição por meio do preenchimento da ficha de inscrição, que deve ser entregue de forma presencial, em uma das bases da Ciopaer de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral ou Quixadá, junto com os seguintes documentos: cópia do documento de identificação profissional oficial com foto; certidão negativa de existência de ação penal expedida pelo Fórum ou Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (exceto para concorrentes residentes em outra unidade da Federação, que deverão apresentar certidão expedida pelo Fórum e Tribunal de Justiça do seu Estado de residência); certidão negativa de existência de ação penal expedida pela Justiça Federal; certidão negativa expedida pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (para os profissionais oriundos da Segurança Pública); currículo com cópias simples dos certificados de cursos e títulos; declaração de atuação de pelo menos dois anos na área de intervenção em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou uma das áreas afins citadas: Emergência Hospitalar, Sala de Parada, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro Cirúrgico, assinada e carimbada pelo respectivo diretor ou comandante de unidade do serviço de origem do candidato.

Disposição de vagas

Serão ofertadas 33 vagas no processo seletivo, sendo 15 vagas para médicos e 15 para enfermeiros do Estado, além de outras três para médicos ou enfermeiros de outras unidades da Federação.

Os médicos devem estar regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina, com experiência comprovada na intervenção de pelo menos dois anos, em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou uma das áreas afins citadas: Emergência Hospitalar, Sala de Parada, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro Cirúrgico.

Os profissionais de enfermagem inscritos no Conselho Regional de Enfermagem, com experiência comprovada na intervenção de pelo menos dois anos, em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou uma das áreas afins citadas: Emergência Hospitalar, Sala de Parada, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro Cirúrgico.

Já os profissionais médicos ou enfermeiros de outras unidades da Federação, regularmente inscritos nos referidos Conselhos de Classe, indicados pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) ou pelo secretário da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), preferencialmente com experiência comprovada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), especificamente com atuação na intervenção de pelo menos dois anos.

Eliminação

O candidato será desclassificado, considerado inapto, caso deixe de apresentar ou rasurar, realizar incorreções ou promover ausência de informações na ficha de inscrição; faltar ou chegar atrasado para a realização de qualquer uma das fases; não concluir um dos testes ou não atingir os índices exigidos; fazer uso de meios fraudulentos para a realização do exame, deixar de atender às exigências previstas no processo seletivo, inclusive no que se refere aos uniformes exigidos para realização dos testes físicos.

Resultado

O resultado da seleção será divulgado dia 1º de outubro por ordem de classificação, para as quatros bases da Ciopaer dos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 4 de outubro na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).