Sesa abre inscrições para seminário sobre segurança do paciente e controle de infecções

30 de agosto de 2021 - 16:51 # # # # #

Jackson de Moura - Ascom Sesa Texto
Deborah Muniz Arte gráfica

Com o tema “Impactos da Pandemia sobre a Segurança à Saúde”, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizam, nos dias 9 e 10 de setembro, o I Seminário Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde. O evento será realizado de forma virtual pelo canal oficial do YouTube da ESP/CE e está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (30).

O seminário é voltado para profissionais que atuam na área de gerenciamento de riscos e segurança do paciente, nos Núcleos de Segurança do Paciente, na análise de riscos e investigação de eventos adversos e nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do Estado.

O evento terá início com palestra magna sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no sistema de saúde. A programação trará debates, mesas redondas e exposições com especialistas locais e nacionais.

Entre os temas que serão destacados, estão as estratégias de integração entre as equipes de vigilância e assistência nos serviços de saúde, segurança do profissional de saúde, ferramentas de gestão clínica para segurança do paciente e estratégias de gerenciamento de riscos e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) no contexto pandêmico.

O Seminário terá a emissão de declaração on-line para os participantes. Confira a seguir o passo a passo para realizar a inscrição:

Segurança do paciente

Um dos pilares da gestão na assistência à saúde, a segurança do paciente integra ações voltadas à redução do risco de danos no cuidado à saúde. As ações e protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) englobam a identificação correta e o bem-estar físico dos pacientes; a prática da higienização das mãos em serviços de saúde; segurança na prescrição; uso e administração de medicamentos; prevenção de lesão por pressão; cirurgia segura e prevenção de quedas.

Serviço

I Seminário Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde
Quando: dia 9 – 13h às 17h | dia 10 – 13h30 às 17h
Acesse o canal da ESP/CE no YouTube
Inscreva-se até 8 de setembro