Aesp promove Curso de Mergulho Autônomo para bombeiros militares

31 de agosto de 2021 - 16:52 # # # # # #

Ascom Aesp-CE - Texto e Fotos


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta terça-feira (31), uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos Corpos de Bombeiros do Brasil – o Curso de Mergulho Autônomo, conhecido como CMAUT.

A capacitação, de 360 horas/aula, é realizada sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e tem o objetivo de habilitar os participantes a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de circuito aberto, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático com baixa visibilidade, em profundidade de até 50 metros.

A aula inaugural foi ministrada pelo tenente-coronel BM Holdayne do Nascimento Pereira, e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Roque de Araújo; do assessor da Casa Militar, coronel BM José Claudio Barreto de Sousa e do comandante do BBS, tenente-coronel BM Joilton Moura de Menezes.

Tenente-coronel Holdayne Pereira, que já foi comandante do Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE e atualmente é coordenador estadual de Defesa Civil, palestrou sobre “A Contextualização do Mergulho no CBMCE”, exemplificando aos discentes cases ocorridos no Estado do Ceará e que marcaram história dos mergulhadores bombeiros.

Vinte e oito profissionais participam da capacitação, incluindo 24 bombeiros militares do Ceará, dois do Estado da Paraíba e outros dois da Bahia. Entre os participantes está Felipe Matheus dos Santos, ele é capitão do Corpo de Bombeiro da Bahia e veio para o nosso Estado com o intuito de realizar um sonho antigo de se tornar um mergulhador de resgate. “O CMAUT em qualquer lugar do Brasil é um curso muito técnico, bem puxado, com atividade física intensa. Eu gosto muito da parte de água e quando surgiu a oportunidade de fazer o curso aqui no Ceará, fiz os TAFs, consegui ser aprovado e estou aqui agora no início dessa batalha. Lá da Bahia temos excelentes oficiais que foram formados aqui, é um curso muito bem conceituado. Espero estar preparado para desenvolver todo esse tempo aqui”, ressaltou o capitão.

Durante o treinamento os alunos terão aulas teóricas e práticas que irá abordar diversos assuntos como: direitos humanos; física e fisiologia do mergulho; tabelas de mergulho; atendimento pré-hospitalar em mergulho; treinamento físico militar; salvamento aquático; técnicas de mergulho livre; buscas subaquáticas; técnicas e práticas de mergulho autônomo e náutica, entre outras atividades inerentes ao serviço de salvamento observando os limites de segurança, elevando o nível profissional do serviço prestado a sociedade.

De acordo com o coordenador do CMAUT/2021, major BM Francivaldo de Melo Peixoto, além de todo corpo docente ser formado por mergulhadores experientes, será desenvolvido um trabalho com equipamentos que irão auxiliar os alunos nas diversas condições de trabalho em que eles serão submetidos. “Adquirimos mais equipamentos, dentre eles a máscara de comunicação full face, bem como roupas secas de mergulho, onde o mergulhador tem contato diretamente até alguns níveis de poluição, onde ele vai procurar efetuar esse mergulho com segurança”, ressaltou.

Major Melo explica que a capacitação será desenvolvida através de módulos específicos e em diversos tipos de ambientes, a fim de preparar o mergulhador para qualquer tipo de ocorrência. “O curso será trabalhado de forma modular. Eles terão disciplinas de salvamento aquático, de mergulho livre que é introdução ao mergulho autônomo e circuito aberto. Além disso, teremos práticas de mergulho em uma área que tem muita ocorrência na praia de Iracema, mergulho livre em lagoas como o mergulho autônomo, em pedreiras e água abrigadas no açude Araras (próximo de Canindé) que tem um bom volume de água para trabalhar”, detalha o mergulhador.

 

Sobre o CMAUT

O Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT/2021) é a terceira edição desta modalidade de curso realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

No âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) essa capacitação teve início em 1977 com o primeiro mergulhador formado pelo Centro de Instrução e Adestramento da Marinha do Brasil. Ao longo desses 43 anos de história, já foram realizados 13 cursos de mergulho autônomo, formando aproximadamente 138 mergulhadores de resgate, sendo 93 do CBMCE, seis bombeiros militares do Rio Grande do Norte, três do Mato Grosso do Sul, seis do Exército Brasileiro, cinco de Minas Gerais, um de Roraima, quatro da Paraíba, três de Alagoas, um do Maranhão e um do Piauí. Além de cinco policiais militares do Ceará, um policial civil, dois guardas civis municipais.