Aplicativo iSUS: nova versão traz melhorias na interface e na experiência da plataforma, além de conteúdo personalizado

1 de setembro de 2021 - 16:34 # # # # #

Ascom ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

Que o iSUS é um superapp que reúne uma série de informações para auxiliar os profissionais da saúde no seu dia a dia, você já deve saber. Agora, sabia que o aplicativo liberou nesta semana uma nova versão com diversas atualizações? As novidades incluem uma maior ampliação da capacidade de acesso a informações, além de importantes correções no sistema e melhorias na interface e na experiência da plataforma.

A partir desses updates, foi possível realizar uma maior integração do iSUS com o ID Saúde, o login único que pode apontar soluções especializadas para cada perfil que acessa o app. O assessor especial de inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Uirá Porã, afirma que a ideia é apresentar uma proposta inovadora para o Sistema de Saúde Único (SUS) no Estado. “O iSUS está sendo preparado como uma ferramenta que vai fazer o cadastro e o relacionamento com a força de trabalho do SUS cearense. No começo da pandemia, ele estava voltado para o apoio ao combate do coronavírus e agora está avançando para ser uma ferramenta de apoio também na utilização do capacete Elmo, além desse cadastro, para que a Secretaria da Saúde e o SUS tenham contato direto com os seus gestores e com os seus trabalhadores”, explica.

O cadastramento da força de trabalho por meio do ID Saúde está diretamente ligado a mais uma atualização do iSUS: a nova versão do Qualiquiz. A ferramenta permite a avaliação do conhecimento dos profissionais de saúde do Estado por meio de perguntas e respostas. Nesta versão, sobre manejo clínico de paciente com Covid-19, o profissional testa conhecimentos sobre os protocolos de atendimento a pacientes sob suspeita ou acometidos de infecção pelo SARS-CoV-2.

A consultora em Educação Permanente da ESP/CE, Gláucia Posso, ressalta que o Qualiquiz tem a proposta de avaliar quais são as fragilidades dos profissionais da saúde em diversas temáticas. “Essas fragilidades serão traduzidas em formação para esses profissionais, então o Qualiquiz passa a ser uma ferramenta de apoio à educação contínua”, diz. A consultora adianta também que outras especialidades e categorias profissionais serão contempladas pela tecnologia ao longo dos próximos dois meses. “Serão quatro especialidades: Terapia Intensiva, Urgência e Emergência, Estratégia de Saúde da Família e Ginecologia e Obstetrícia. Enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos e médicos estarão envolvidos em cada uma”.

Outra novidade entre as atualizações oferecidas pelo iSUS é que todas as seções de conteúdo do site do Elmo – o capacete de respiração assistida que reduz em 60% as intubações de pacientes com Covid-19 – estão agora disponíveis de forma personalizada no aplicativo. Dados sobre treinamentos, manual de uso e biblioteca são alguns dos serviços oferecidos pela tela do celular.

O líder técnico da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE, Francisco Vieira, diz ainda que uma série de updates tornou mais prática a atualização do app. “Se precisarmos noticiar um quiz novo, uma notícia urgente, podemos simplesmente ir nas configurações do projeto e adicionar, alterar ou remover um card novo ou um banner. Focamos em entregar, nessa nova versão, uma maior qualidade para o usuário e para as pessoas desenvolvedoras que irão dar continuidade aos trabalhos do iSUS”, detalha.

iSUS

Lançado em setembro de 2020 como parte das ações de inovação em saúde do Governo do Ceará em meio ao cenário da pandemia, o iSUS surgiu com o objetivo de responder à demanda de relacionamento entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS.

Com o app instalado no smartphone, além do acesso a conteúdos personalizados, médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas e demais profissionais da Saúde poderão consultar manuais, guias, notas técnicas, protocolos e boletins epidemiológicos atualizados constantemente. Todas as informações são integradas a uma base de dados que reflete a força de trabalho em saúde no Ceará.

A ferramenta foi desenvolvida pela ESP/CE em colaboração com a consultoria em tecnologia ThoughtWorks e com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto SMART Health, desenvolvido em conjunto com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (Gesad) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).