Contêiner de higiene pessoal completa um ano e beneficia cerca de 6 mil pessoas por mês

1 de setembro de 2021 - 17:36 # # # #

Ascom Cagece

Frente à pandemia de Covid-19, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) investiu em diversas ações de apoio para a população. Uma dessas ações foi a instalação do contêiner de higiene pessoal, no Parque Bisão, próximo à Beira-Mar, em Fortaleza, junto à Associação Amigos do Evangelho na Beira Mar (Amebem). Nesta semana, o equipamento completa um ano de funcionamento, com cerca de seis mil atendimentos por mês.

No local existe um banheiro, com chuveiro, pia, lavabo, vestiário e porta volumes para atender as necessidades básicas de higienização da população em situação de rua. Os serviços de abastecimento de água e de coleta de esgoto no contêiner são oferecidos de forma gratuita pela Cagece. Já a AMEBEM é responsável pelo voluntariado, com a distribuição de alimentos, água e itens de higiene para a população.

De acordo com Samara Silveira, coordenadora de Responsabilidade Social da companhia, essa ação permite que as pessoas sejam beneficiadas com o principal bem da humanidade: a água. “A Cagece está contribuindo para levar dignidade, cuidar do meio ambiente, além de cumprir com o seu compromisso de levar saúde à população cearense, inclusive àqueles que não podem pagar pelos nossos serviços”, declara.

Além de disponibilizar o contêiner, a Cagece também fornece mensalmente 7.500 unidades de água potável para acompanhar as refeições distribuídas no local e tem também feito ações de arrecadação de alimentos e de itens de higiene pessoal. O presidente da Associação, Aldemir Nunes, destaca: “A Cagece também tem nos fornecido água potável, que é utilizada em três ocasiões, que é no café da manhã, no almoço e no jantar que servimos. Essa água também tem matado a sede de muita gente. Evita que eles fiquem bebendo água em qualquer lugar”.

Entre as refeições e o uso do banheiro do contêiner, é atendida uma média de 250 pessoas em situação de rua diariamente. “Eu queria mostrar o quanto essa parceria com a Cagece tem nos possibilitado as ações. Porque nossa intenção não é perpetuar o morador de rua naquela situação, nossa intenção é sempre tornar a vida dele um pouco mais fácil e fortalecê-lo, para que possa encarar a realidade e voltar à sociedade como contribuinte da evolução”, destaca Aldemir.