Com 95% de execução, obra da barragem Amarelas deve ficar pronta em outubro e beneficiará Beberibe e Fortim

2 de setembro de 2021 - 13:32 # # # # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

Governo do Ceará realizou visita técnica nas obras do reservatório, que terá capacidade para armazenar 47,6 milhões de metros cúbicos de água

Técnicos que compõem o Sistema Estadual de Recursos Hídricos visitaram na última quarta-feira (01), as obras da barragem Amarelas localizada no distrito Palmeiras em Beberibe, no litoral leste cearense. As obras já se encontram com 95% de execução, com previsão de conclusão para outubro de 2021.

O reservatório terá capacidade para armazenar 47,6 milhões de metros cúbicos de água e terá impulso não só à produção primária (agricultura irrigada, pecuária e piscicultura), mas também àquela que é verdadeira vocação dessa região do estado: o turismo.

A barragem

O Amarelas tem como finalidade principal o abastecimento de água da cidade de Beberibe, além possibilitar a utilização para a cidade de Fortim. O reservatório funcionará ainda como fonte de recursos hídricos para a irrigação de extensa área a jusante, graças à perenização do Riacho Ezequiel. Outro benefício gerado pela barragem será o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo de desenvolvimento regional.

A construção tem supervisão/fiscalização da Secretaria dos Recursos Hídricos, através da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).