Representantes do projeto Paciente Seguro realizam segunda visita no HGWA e no Hias

3 de setembro de 2021 - 17:23 # # # # # # #

Erika Mavignier e Bruno Brandão - Ascom Hias e HGWA - Texto e Fotos

Na oportunidade, foi oferecida uma breve oficina voltada para a segurança do paciente com foco nos três protocolos principais e na avaliação do que tem sido feito na unidade

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam, nesta semana, mais uma visita da equipe do Projeto Paciente Seguro (PPS). Este segundo encontro contou com a presença de uma representante do Ministério da Saúde (MS), que visitou alguns setores e apresentou o que foi verificado na primeira visita técnica, realizada em julho nos hospitais.

>> Hias e HGWA recebem representantes do projeto Paciente Seguro e oficializam parceria

No HGWA, a visita se deu em dois dias, na terça (31) e quarta-feira (1º), com as facilitadoras do projeto, Marina Gassen e Vanessa Montovani, representantes do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, além de Luciana Yumi Uê, integrante do Ministério da Saúde. Na oportunidade, foi oferecida uma breve oficina voltada para a segurança do paciente com foco nos três protocolos principais que estão sendo trabalhados (prevenção de lesão por pressão, prevenção de quedas e higienização das mãos) e na avaliação do que tem sido feito na unidade.

A enfermeira Luciana Pacheco, responsável por coordenar as clínicas médicas, está entre as participantes do projeto, com duração de um ano. Para ela, a didática como vem sendo ofertado o conteúdo tem sido muito proveitosa e de fácil entendimento. “É um projeto de grande importância tanto para mim, enquanto gestora, como para os nossos colaboradores e para os nossos pacientes. Eles mostram de uma forma muito dinâmica os caminhos onde podemos melhorar, aprimorando ainda mais a forma de cuidado com nossos pacientes”, afirma.

Nesta sexta-feira (3), foi a vez do Hias receber a representante do Ministério da Saúde, que se reuniu com a direção do hospital e também com a coordenação de Enfermagem, representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, do Escritório da Qualidade, da Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) e da Célula de Avaliação da Qualidade em Saúde (Cequa). Na unidade, a oficina acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de setembro.

Em busca de melhorias

Diversos setores do HGWA e do Hias estão recebendo o acompanhamento do projeto que visa a ressaltar ainda mais a importância de todos os protocolos de segurança do paciente. A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, explica que o hospital está na fase inicial da ação. Entre os próximos passos, está a conclusão dos seis pontos de coleta para que se possa traçar uma média do número de adesão de todos os protocolos.


Outra visita da equipe do Projeto Paciente Seguro deve ocorrer em breve para acompanhar o andamento da ação e analisar os resultados

“As facilitadoras orientaram com relação às estratégias e priorização para o início das melhorias. O principal feedback que recebemos foi de que todas as unidades estão bem alinhadas, atuantes e já rodaram pelo menos mais de um PDSA (Plan-Do-Study-Act, ou seja, Planejar-Fazer-Estudar-Agir). Estamos traçando um cronograma de atividades e objetivos. Tem sido muito positivo; vejo que todos nós estamos refletindo e replicando todo o aprendizado”, pontua.

No Hias, segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Ariane Alves Barros, alguns processos já estão sendo adequados com base nas observações feitas na primeira visita pelas facilitadoras do Paciente Seguro. “Estamos muito felizes com o envolvimento das equipes que estão verdadeiramente compromissadas com o nosso objetivo maior, que é oferecer aos nossos pacientes uma assistência melhor e mais segura”, comemora. A próxima visita presencial da equipe deve ocorrer em novembro para acompanhar o andamento do projeto e analisar os resultados.