Parque Estadual Botânico celebra 25 anos de serviços ambientais

9 de setembro de 2021 - 17:22 # # #

Ascom Sema - Texto e Fotos

Neste 9 de setembro, é celebrado os 25 anos do Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE). Para comemorar as bodas de prata, o Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), está preparando um ato comemorativo para o início de outubro. “Todos que construíram e colaboraram com o Botânico serão lembrados e homenageados. O equipamento é parte significativa da história do ambientalismo cearense. Muitos são os nomes que acompanharam de perto a criação e desenvolvimento, até os dias de hoje”, disse o titular da Sema, Artur Bruno.

O PEBC é uma Unidade de Conservação (UC) estadual, da categoria proteção integral. O equipamento criado em 1996 oferece contato direto com uma exuberante natureza incentivando a preservação ambiental. “São 190 hectares com mata de tabuleiro, caatinga, cerrado e uma parte do manguezal, trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora”, afirma o gestor da UC George Feijão. Em 10 de abril de 2012, por meio de decreto estadual , foi recategorizado, para atender as exigências do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O conselho, criado em 2015, exerce papel fundamental na promoção do diálogo entre sociedade civil e o poder público.

Com função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, o Parque Botânico, com seus equipamentos – orquidário, museu, biblioteca, meliponário, viveiro de mudas, espelho d’água – e seus seis quilômetros de trilhas calçadas com com piso podotátil, além da doação de mudas nativas – está sempre aberto à visitação pública de terça a sábado (8h ao meio dia e de 13h às 7h) e domingos e feriados (8h ao meio dia). A entrada é gratuita! Para mais informações, ligue (85) 3342 0794.