Semana Paulo Freire estreia na programação semanal do Centro Cultural Bom Jardim

14 de setembro de 2021 - 16:07 # # # #

Ascom CCBJ - Texto

Semana Paulo Freire inicia neste domingo (19), na programação semanal CCBJ, com a live Rolê Freireano (19), às 18h no Youtube CCBJ. Em breve a programação completa será exibida próxima semana, quando iniciará a série de atrações e conteúdos especiais em alusão ao centenário freireano

Mais uma semana cheia de programação para todas as idades no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O CCBJ comemora o centenário de nascimento do patrono nacional da educação, Paulo Freire com uma programação especial. Um dos destaques da semana é a abertura da Semana Paulo Freire, no domingo (19) com a live Rolê Freiriano, uma realização do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), transmitida pelo Youtube CCBJ, a partir das 18h. A programação completa estará disponível no site e redes sociais do CCBJ, que vem com a proposta de manter viva a memória e o legado do mestre e professor.

A pedagogia freireana e as concepções sobre formação humana são inspirações do CCBJ para o fazer arte e educação deste centro cultural. A Escola de Cultura e Artes do CCBJ e o Núcleo de Articulação Técnica e Especializada tem como diretriz metodológica a abordagem da Educação Popular de Paulo Freire, reforçando os preceitos de que o conhecimento pŕevio das realidades do povo são fundamentais dentro do processo da arte- educação entre crianças, jovens, adultos e idosos.

A programação do Arte em Rede, vem dentro da programação da Biblioteca CCBJ com a live Poemas para ler embaixo d’água, nesta terça (14), a partir das 18h. A seguir, na quarta-feira (15), a partir das 18h, o Arte em Rede apresenta a Exposição Arte Taowás: pinturas e grafismos indígenas do povo Karão Jaguaribaras e, sexta (17), a partir das 18h será realizada uma live com a exibição do espetáculo Yá e bate-papo com Vic Andrade e Éder Soares.

Completando a sequência de lives, o curso comunicação comunitária da Escola de Cultura e Artes CCBJ inicia um circuito de lives pelo Instagram do CCBJ, todos os sábados, começando neste sábado (18). Um espaço para apresentar e dialogar os processos da turma.

Nesta semana tem estreia do BonjaCast com Biblioterapia, com Hivana Serpa, tem encontro virtual com o Precisamos falar sobre isso: juventude, cultura e redução de danos. O Todos os Sons vem com outra estreia: a exibição do show dos Batuqueiros da Caravana Cultural, no sábado (18), a partir das 19h.

Periferias Insurgentes

Em seguida, ainda no sábado (18), a partir das 21h, no Youtube CCBJ, será lançada a estreia da terceira edição do Seminário Periferias Insurgentes, nos dias 17 e 18 de setembro, com a exibição única do espetáculo “Ainda Vivas”. O Seminário Periferias Insurgentes acontece no Youtube do Nóis de Teatro e surgiu em 2017 em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, a partir do desejo do Nóis de Teatro em encontrar com as múltiplas vozes que compõem as resistências das periferias de Fortaleza.

O “3º Seminário Periferias Insurgentes: Terra-Língua-Cidade-Negrura”, uma realização do Grupo Nóis de Teatro (grupo de teatro profissional, atuante desde 2002, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza) amplia as teias de vozes que se expandem pelo Brasil nesse encontro. Com o apoio da Secult, via Lei Aldir Blanc, e em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim e a Escola Porto Iracema das Artes, é proposto continuidade do diálogo com artistas e fazedores da cena cultural cearense, promovendo também o intercâmbio com artistas-pesquisadores de outros estados brasileiros.

Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens #pratodosverem, com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser. Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp.

Para conferir mais detalhes da programação semanal, acompanhe as indicações a seguir da programação resumida e detalhada. A programação cultural semanal do CCBJ, que acontece no formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br traz como destaque as lives, estreias e conteúdos variados para todas as idades.

Programação resumida até 19 de setembro de 2021

14/09 às 18h – ARTE EM REDE: Poemas para ler embaixo d’água, ao vivo no YouTube CCBJ.

14/09 às 19h – NArTE EM PAUTA: ‘Nas Trilhas da Infância: Bibliotecas Comunitárias’, no Google Meet.

15/09 às 18h – ARTE EM REDE: Exposição ‘Arte Taowás: pinturas e grafismos indígenas do povo Karão Jaguaribaras’, ao vivo no YouTube CCBJ.

17/09 às 14h – BONJACAST: Biblioterapia, com Hivana Serpa, no YouTube CCBJ.

17/09 às 14h – ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA: ‘Precisamos falar sobre isso: Juventude, Cultura e Redução de Danos’, no Google Meet.

17/09 às 18h – ARTE EM REDE: Vic Andrade e Éder Soares apresentam “Yá”, ao vivo no YouTube CCBJ.

18/09 às 18h – CIRCUITO DE LIVES: Curso de Comunicação Comunitária, no Instagram do CCBJ.

18/08 às 19h – TODOS OS SONS: Caravana Cultural com a apresentação ‘Batuqueiros da Caravana Cultural’, no YouTube CCBJ.

19/09 às 18h – SEMANA FREIRIANA: Live ‘Rolê Freiriano’, ao vivo no YouTube CCBJ.

18/09 às 21h – NÓIS DE TEATRO APRESENTA SEMINÁRIO PERIFERIAS INSURGENTES: exibição do espetáculo Ainda Vivas, disponível apenas ao vivo no Youtube CCBJ.