Dragão do Mar divulga a programação para este final de semana

17 de setembro de 2021 - 14:53 # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Entre 17 e 19 de setembro, o complexo cultural lança novo episódio de websérie, exibe espetáculo virtual inédito, realiza sessões virtuais e presenciais de cinema e segue com exposições em cartaz.

Ainda com retorno presencial dos seus espaços em processo gradual, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, mantém sua programação no formato híbrido, com ações presenciais e virtuais. Neste final de semana, o CDMAC lança mais um episódio da websérie sobre arte contemporânea, estreia espetáculo virtual inédito e segue com filmes e exposições em cartaz. Além da programação, seguem abertas, até o dia 22 de setembro, as inscrições para o curso “De-Curadoria”, fruto de parceria entre o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Instituto de Cultura e Arte (ICA). A programação detalhada e o formulário de inscrições podem ser acessados no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, no IGTV do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (@macdragao), será exibido o terceiro episódio da série “Ligações Perdidas: Releituras do Acervo MAC Dragão”. Com direção e roteiro do educador Ka Moreira, o videopoema apresenta uma leitura de “A Solidão dos Vulcões”, do multiartista cearense Leonilson, relacionando a obra a questões como saúde mental, ansiedade e angústia neste período de isolamento social.

Para os cinéfilos, a boa é conferir as recentes estreias do Cinema do Dragão, que exibe ‘Los Lobos’, de Samuel Kishi Leopo, na sala 2, e ´A Pequena Guerreira´, de Tracey Deer, e ‘O Falsificador’, de Rudolf van den Berg, na sala virtual. Além de outros filmes em cartaz, o Cinema traz ainda, em caráter de retrospectiva, sessões únicas de ´O Som ao Redor’, de Kleber Mendonça Filho, no sábado (18), e ´Mulholland Drive´, de David Lynch, no domingo (19), ambas as sessões às 20h, na sala 2. Os ingressos para as sessões presenciais podem ser adquiridos na bilheteria do Cinema ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao) e os acessos para sessões virtuais por meio da plataforma Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br).

Também continuam em cartaz três exposições nos Museus do Dragão. “Um Atlas para Hélio Rôla”, com curadoria de Flávia Muluc, que traz mais de 300 produções do multiartista, e “Um Desvio nem Sempre é um Atalho”, com curadoria do Núcleo Educativo, seguem no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, enquanto “Vaqueiros” continua apresentando o universo sertanejo no Museu da Cultura Cearense. Gratuitas, as visitações podem ser feitas de quarta a domingo, das 9h30 às 12h30 (acesso até as 12h) e das 14h30 às 17h30 (acesso até as 17h), sem necessidade de agendamento prévio para pequenos grupos, mas com todos os protocolos de biossegurança, entre eles a ocupação reduzida a até 50% da capacidade.

No domingo (19), a partir das 17h, no Youtube do Dragão, o Dragão das Crianças traz mais uma programação imperdível para toda a família. É a “Festa do Boi Vidança”, espetáculo da Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará que apresenta uma releitura dos tradicionais festejos do Bumba meu Boi, além de outras manifestações culturais, como as festas de Reisado.

PROGRAMAÇÃO

17 de setembro (sexta-feira)

18h – Websérie “Ligações Perdidas: Releituras do Acervo MAC Dragão”
No IGTV do MAC Dragão (@macdragao)

18 de setembro (sábado)

20h – Retrospectiva Cinema do Dragão 8 anos – O Som ao Redor
Na sala 2 do Cinema do Dragão

19 de setembro (domingo)

17h – [Dragão das Crianças] “Festa do Boi Vidança”, com Companhia Vidança
No YouTube do Dragão
Duração 30min. Livre

20h – Retrospectiva Cinema do Dragão 8 anos – Mulholland Drive
Na sala 2 do Cinema do Dragão

Todo final de semana

9h30 às 12h30 (acesso até as 12h) e das 14h30 às 17h30 (acesso até as 17h)
Exposições “Um Atlas para Hélio Rôla” e “Um Desvio nem Sempre é um Atalho”
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará
“Vaqueiros”
No Museu da Cultura Cearense
Acesso gratuito e livre

Sessões na sala do Cinema do Dragão na plataforma Cinema Virtual
14h – Exibições na sala 2 do Cinema do Dragão

Serviço

Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 17 e 19 de setembro de 2021
Horários diversos
Programações presenciais na sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Ações virtuais no Youtube do Dragão e na sala do Dragão no Cinema Virtual

Programação completa e inscrições para o curso “De-Curadoria” no site www.dragaodomar.org.br