SUS 31 anos: Papo SUS especial abre programação comemorativa nesta segunda (20)

17 de setembro de 2021 - 16:52 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP Texto
David Tomás Arte gráfica

O Papo SUS especial da próxima segunda-feira (20) vai abrir as atividades da Semana do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado cearense. Com o tema “SUS 31 Anos: Saúde Pública no Ceará”, a live comemorativa receberá o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcantara. A mediação será feita pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Há 31 anos, o SUS garante acesso integral, universal e gratuito a toda a população brasileira. No Ceará, a atuação do sistema é determinante para o cuidado às pessoas, sem distinção. Para além da assistência médico-hospitalar, que tem sido fundamental na pandemia da Covid-19, o sistema também atua como protagonista descentralizando a assistência nos municípios cearenses, nas fronteiras, em portos e aeroportos.

A consultora em Educação Permanente da ESP/CE e organizadora da Semana do SUS, Gláucia Posso, destaca a natureza do SUS enquanto política de saúde assegurada pela Constituição Brasileira como condição de cidadania. “Todo o cidadão que vai a um restaurante ou que toma um medicamento, seja ele comprado numa farmácia ou recebido no posto de saúde, está sendo atendido pelo SUS”, afirma.

No contexto pandêmico, Posso ressalta como o sistema tem sido uma ferramenta poderosa e resolutiva para a redução da desigualdade no País. “A rede hospitalar foi expandida e adaptada, houve aprimoramento do sistema de vigilância, implantação de centros operacionais e estratégicos, ampliação de corpo clínico e reestruturação do programa de imunização”, lista, sublinhando as múltiplas respostas positivas que o SUS deu à sociedade diante do cenário de crise.

Semana do SUS

O Papo SUS, geralmente às terças-feiras, será realizado excepcionalmente nesta segunda-feira (20) para marcar o início das atividades em comemoração aos 31 anos do SUS no Ceará, celebrado neste domingo (19).

A programação segue até a próxima quinta-feira (23) e contará com uma série de atividades on-line, com mesas redondas, painéis e lives com foco nas vivências e experiências do sistema em nosso Estado. O Papo SUS será transmitido via Instagram (@espceara). Já as outras atividades ocorrerão no canal oficial da ESP/CE no YouTube. Colaboram com a Semana toda a Rede Sesa e movimentos sociais cearenses.

Papo SUS Especial
SUS 31 Anos: Saúde Pública no Ceará
Quando: segunda-feira (20), às 19h30
Convidados: Marcos Gadelha – secretário da Saúde do Ceará / Marcelo Alcantara – superintendente da ESP/CE
Acesse o perfil oficial da ESP/CE no Instagram