Vila da Música realiza programação temática “Setembro Inclusivo”

17 de setembro de 2021 - 16:39 # # # # # # #

Ascom Vila da Música

O equipamento promove programação temática sobre a cultura do acesso como direito e dever

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza de 17 a 30 de setembro às 19hs, a programação temática “Setembro Inclusivo – A cultura como direito e dever”. Uma programação que busca dialogar sobre questões importantes que envolvem as políticas públicas e as práticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência no âmbito dos espaços públicos e de cultura no Ceará.

Segundo Dane de Jade, gestora da Vila da Música, inclusão e acessibilidade são sinônimos de acolhimento em meio a diversidade da pauta cultural e sobretudo da adversidade presente nas relações humanas e arquitetônicas. “Com esta programação a Vila busca refletir sobre de que forma, nós enquanto sociedade, temos trabalhado para tirar do papel o direito à inclusão e acessibilidade de maneira digna e correta.”pontua.

A programação contará com lives temáticas: Acessibilidade em Espaços Culturais: para além do direito, o dever (17), com Thamyle Vieira, analista de Cultura da Secult, e Gislana Vale, mestra em avaliação de Políticas Públicas; e Libras: comunicação e inclusão da pessoa surda no Cariri (18), com as tradutoras e intérpretes de Libras e representantes da Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri Cleuma Barbosa, Soraya Mendes, Tarciana Félix e Roberta Kellen.

Outras lives são: A Arte da Palavra e a Palavra da Arte (22), com Klístenes Braga, audiodescritor e consultor em acessibilidade do Grupo Bandeira das Artes, Bruna Leão, coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa, e Rebecca Barroso, consultora em Audiodescrição em formação pelo grupo de pesquisa Legendagem e Audiodescrição (LEAD) e no Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência visual (23), com o professor Jonatas Sousa (mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará e Jefferson Araújo (aluno curso de música da UFCA.).

No dia 21 de setembro será exibido o documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, uma produção da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com direção Aluizio Salles Jr. No dia Nacional do Rádio, dia 24 de setembro, será realizada uma live especial com o jornalista e radialista Nelson Augusto (Universitária FM), com o tema Na frequência do seu rádio: histórias de ouvir e viver,

No dia 25 de setembro, o cantor e compositor Dudé Casado faz uma live especial reunindo composições suas e de parceiros que marcaram a sua trajetória musical. Já no dia 28 de setembro, haverá uma exibição do filme Janela da Alma, com direção de João Jardim e Walter Carvalho, e, encerrando a programação do mês, acontece no dia 30 de setembro um concerto especial com Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões. Toda a programação contará com tradução e intérprete de libras.

Pessoa com Deficiência

O Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos cerca de 190 milhões de brasileiros, aqueles com pelo menos uma deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental, somam 23,9%. No Ceará, 27,7% da população apresenta algum tipo de deficiência, perdendo apenas para os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, em que aparecem empatados com 27,8%.

De acordo com Censo Demográfico (2010), a Região Nordeste é a que mais apresenta os maiores percentuais de pessoas com deficiência: 21,2% da população dessa região declarou ter deficiência visual; 5,8%, deficiência auditiva; 7,8%, deficiência motora e 1,6%, deficiência mental ou intelectual.

Programação

17/09

19h

Acessibilidade em Espaços Culturais: para além do direito, o dever. Com Thamyle Vieira Machado e Gislane (GT DE ACESSIBILIDADE DA SECULT).

18/09

17hs

Live Acessibilidade em Libras – Convidadas: Soraya Mendes, Tarciana Félix Mediação: Cleuma Barbosa

20/09

19h

DIA DO BATERISTA – CRIAR UM CARD EM HOMENAGEM AO CARLINHOS PERDIGÃO.

21/09

19h

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil – Documentário de 2010 produzido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Direção Aluizio Salles Jr.

22/09

19h

A Arte da Palavra e a Palavra da Arte (Audiodescrição) – Klístenes Braga / Bruna Leão – Rebeca Barroso (mestranda da UECE). mini bio

23/09

19h

Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência visual.

Com Professor Jonatas Sousa / Jefferson Araújo.

24/09

19h

Na frequência do seu rádio: histórias de ouvir e viver – Nelson Augusto

25/09
19h
Live Musical com Dudé Casado

28/09

19h

Janela da Alma – direção João Jardim e Walter Carvalho

30/09

19h

Apresentação Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões

 

Serviço

Setembro Inclusivo – A cultura como direito e dever.

De 17 a 30 de setembro – 19hs

Nas redes sociais da Vila da Música: Instagram @viladamusicace

Canal YouTube Vila da Música