Cúpula da Segurança Pública do Ceará visita Sobral para alinhar estratégias que impactem positivamente nos indicadores no município

21 de setembro de 2021 - 17:15 # # # #

Ascom SSPDS

Em coletiva de imprensa, o secretário Sandro Caron comentou sobre a redução de 57% nos Crimes Violentos Letais Intencionais no período de 1 a 20 de setembro na cidade

Uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) esteve, nesta terça-feira (21), na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), para alinhar estratégias que impactem positivamente nas estatísticas criminais do município. Em coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o secretário da SSPDS, Sandro Caron, comentou sobre a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos primeiros 20 dias de setembro em comparação ao mesmo período do ano passado na cidade.

“Essa visita foi agendada desde a semana passada. É uma vinda para discutir novas ações, porque a segurança pública tem que está sempre buscando novas estratégias. Tivemos alguns casos nos últimos dias, e é claro que a segurança pública não pode aceitar isso como normal. No período de 1 a 20 de setembro, foram 14 homicídios em Sobral no ano passado. No mesmo período estamos com seis homicídios este ano. Mas a meta da Secretaria da Segurança é sempre trabalhar com o grande objetivo de que não haja nenhum homicídio. Nós não podemos aceitar. É nosso trabalho, nosso objetivo. Enquanto houver crimes, estaremos nas ruas investigando ou no ostensivo”, destacou Caron ao citar a retração de 57,1% nos CVLIs nos 20 dias de setembro.

Além do balanço parcial do mês de setembro, Sobral apresentou uma redução de 10,6% nos CVLIs no período de janeiro a 20 de setembro de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 94 crimes contra 84. A mesma retração foi sentida no balanço dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), indo de 1.138 para 1.056, com redução de 7,2%.

Além de Sandro Caron, também integram a comitiva o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutierrez; além dos diretores do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) da PC-CE, delegados Ricardo Pinheiro e Matheus Araújo.

Os gestores visitaram as sedes da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará e a Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Eles também visitaram, com a presença da secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite, as três bases da Polícia Militar do Ceará instaladas nos bairros Várzea Grande, Dom José, Caiçara e Terrenos Novos. Por último, a comitiva se reuniu com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

Reforços

Sobral tem recebido frequentes visitas dos gestores da SSPDS. No último dia 9 de setembro, o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, acompanhou pessoalmente a realização da 13ª edição da Operação Domus, no Conjunto Habitacional Nova Caiçara. A ofensiva foi acompanhada de perto pela secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite. Caron destacou o reforço que houve na parte investigativa do município.

“Uma série de reforços já foi trazida para a região. Destacamos aqui uma estratégia também quando, na semana passada, foi criado aqui na Delegacia Regional de Sobral, um núcleo para investigar o crime organizado. Veio para cá um delegado altamente capacitado, já com experiência nesses casos. Essa é a nossa linha: integração. Ou seja, a Polícia Militar com vários reforços e a Polícia Civil muito focada em investigação e ações de inteligência”, disse.

Em sua fala, o coronel comandante geral da PMCE, Márcio Oliveira, informou a quantidade de armas retiradas de circulação na cidade e quais medidas adotadas pela instituição para proporcionar segurança aos moradores do município. “A diretriz da Secretaria da Segurança é o reforço nas ações ostensivas e é o que já vem acontecendo. Nós iniciamos, no dia 18 de agosto, aqui em Sobral, a operação Comando Avançado, em que 21 armas de fogo foram retiradas de circulação só em Sobral nesse período. Essa operação conta com o reforço de várias tropas especializadas da Polícia Militar, como Cotar, Cavalaria, mais reforços do Raio, além de todo o esforço feito pelo policiamento ostensivo geral”, finalizou.

Operações permanentes

No sábado (18) e domingo (19), as Polícias Civil e Militar deflagraram operações em Sobral, com ações preventivas e ostensivas em bairros estratégicos. A ofensiva teve o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que possui uma base instalada na cidade.

As saturações e abordagens foram direcionadas para regiões específicas, objetivando reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e contra o Patrimônio (CVP). Sobral, que é a maior cidade da Região Norte do Estado, está inserida na Área Integrada de Segurança 14 do Ceará. De acordo com dados estatísticos gerados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), de janeiro a agosto de 2021, as Forças de Segurança do Ceará já retiraram 513 armas de circulação na AIS 14.