HRN utiliza tecnologias sustentáveis para economia no consumo de água e energia

21 de setembro de 2021 - 14:52 # # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN Texto e Fotos

Além de fechamento automático, as torneiras da unidade vêm equipadas com arejadores, sistema que possibilita economia de água de até 90%

Lâmpadas de LED, torneiras com temporizadores, central de ar-condicionado e energia solar para aquecimento de água são algumas soluções inteligentes que o Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), tem utilizado para economizar água e energia com a mesma eficiência para salvar vidas.

As torneiras, além de fechamento automático que evita desperdício de água, vêm equipadas com arejadores, que ao misturar bolhas de ar ao fluxo economizam até 90% de água, segundo o fabricante. “A maior parte das torneiras e descargas são com temporizadores, o que reduz consideravelmente o consumo de água”, enfatiza o coordenador da Manutenção do HRN, Essuélio José Basílio Trigueiro. Outra solução inteligente do hospital de impacto ambiental foi a substituição da grama por vegetação nativa, economizando 1 mil m³ de água durante a rega.

Para a economia de energia, a unidade de Sobral substitui as lâmpadas comuns pelos modelos de LED e utiliza refletores externos com sensores. Além disso, dá preferência a equipamentos que tenham o selo Procel de economia de energia. As centrais de ar-condicionado representam uma economia superior a 60%. Além de ser possível controlar a temperatura, também permite desligar a refrigeração nas áreas administrativas entre 19h e 6h.

HRN utiliza energia solar para aquecer água de alguns setores

As torneiras com água aquecida em setores como Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), Emergências e Centro Cirúrgico utilizam uma tecnologia sustentável por meio de aquecimento solar. O HRN utiliza um sistema que aquece a água por placas solares que captam o calor do sol. A água aquecida chega ao boiler, um reservatório térmico que, além de aquecer a água, preserva sua temperatura.

Trigueiro explica que são feitas campanhas de conscientização para que os colaboradores também possam auxiliar na redução de gastos com água e energia elétrica. Entre as medidas que contribuem para essa economia, estão fechar as portas para evitar o desperdício de ar condicionado, desligar as luzes ao sair dos ambientes, bem como equipamentos como computadores e aparelhos eletrodomésticos nas copas. Ele ressalta que aparelhos como micro-ondas continuam gastando cerca de 7% de energia apenas para manter os timers acesos.