Além do convívio social e da vida saudável, Parque Dom Aloísio Lorscheider vai estimular economia no Itaperi

22 de setembro de 2021 - 16:05 # # # #

Airton Lima Jr- Ascom SOP Texto
Airton Lima Jr e Eudes Brasil - Ascom SOP

As obras de implantação do Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, em Fortaleza, estão com 30% de apronto. O parque urbano multiuso ocupa a área onde funcionou o extinto Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), às margens da avenida Bernardo Manuel (com rua Holanda), principal rota do bairro, com intenso fluxo de pessoas e veículos.

Para atrair e comportar toda essa movimentação, o parque contará com uma área requalificada de aproximadamente 30 mil metros quadrados (m²), integrada com campo de futebol, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, além de uma biblioteca comunitária, um anfiteatro e quiosques. O projeto está sendo executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), chegando a R$ 9 milhões de investimento do Governo do Ceará.

Os serviços em andamento se concentram na fixação dos alambrados do campo e das quadras, e nos pilares da biblioteca.

“O equipamento que será muito bom para o desenvolvimento da região. Isso vai estimular um desenvolvimento do entorno, inclusive econômico, pois os imoveis serão valorizados e novas empresas devem se instalar nas proximidades do parque. Isso vai representar um novo chamamento para a economia local”, projetou o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.

Um novo Itaperi

Além de estimular o convívio social, o acesso à leitura e a prática de execícios, a expectativa é que o equipamento beneficie moradores e comerciantes do bairro. A artesã Cida Oliveira, que possui um ponto comercial nas proximidades do futuro parque, considera importante a implantação: “Para quem vive ou tem negócios aqui no Itaperi, só a mudança do IPPOO para uma praça ou um parque com árvores, brinquedos, pessoas passeando, já deixa o clima do bairro mais leve, algo que estamos precisando muito neste momento de pandemia, sem falar no lazer que a população vai poder aproveitar”.

Já a atendente Deisilane Fernandes, moradora do Itaperi e funcionária em uma panificadora local, fala que a região se tornará mais valorizada, impulsionando inclusive a ocupação residencial nos entornos do parque. “Eu acredito que a imagem do Itaperi vai melhorar bastante. Nosso bairro vai crescer tanto na questão do comércio, porque o movimento vai aumentar, quanto na construção de novos condomínios por aqui. E eu também, com certeza, vou frequentar o parque com minha família”, frisa.

O Parque Dom Aloísio Lorscheider dialoga com outro empreendimento público na região: o Hospital Universitário do Ceará, localizado no terreno que pertence à Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os dois projetos vão garantir mais lazer e saúde aos cearenses e, consequentemente, vão transformar a realidade das comunidades do Itaperi, trazendo melhorias urbanísticas, oportunidades de emprego e renda, e desenvolvimento ao bairro.