Campanha do Setembro Amarelo valoriza a vida nos centros socioeducativos do Ceará

22 de setembro de 2021 - 12:17

Ascom Seas Texto

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) promove a Campanha Setembro Amarelo em todas as unidades socioeducativas do estado. Por meio da campanha, busca-se a conscientização da população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio no Brasil.

A Seas realiza nas unidades socioeducativas de Fortaleza e do interior do Ceará ações promovendo debates com relação à prevenção do suicídio e valorização da vida. Nessas ações, são trazidas temáticas para discutir saúde mental, a partir de situações já vivenciadas por funcionários, para discutir estratégias, evitando repetição de fatos.

De acordo com a psicóloga do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador da Seas, Gabriela Ribeiro, que trabalha em conjunto com a enfermeira Luciana Lima e o estagiário de psicologia Manoel Neto, as ações nas unidades de Fortaleza, estão ocorrendo de forma presencial, contando com, pelo menos, dois profissionais dos mais variados setores e funções, para conseguir abranger toda a unidade. No interior do Ceará, a ação é realizada de forma virtual, reunindo profissionais que estão no plantão e que também estão em suas residências.

Ações internas

Além do trabalho realizado pelo Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador, a direção das unidades realiza suas atividades. No Centro de Semiliberdade de Iguatu, foram realizados debates com a realização de uma mesa redonda, com a participação do psiquiatra Dr. Ticiano, e da psicóloga Kirna Araújo, ambos do CAPS AD, de Iguatu.

Já o Centro Socioeducativo de Sobral, na abertura, realizou um trabalho de vivência e ginástica laboral, em parceria com o CAPS AD e teve como público-alvo os colaboradores da unidade (socioeducadores, técnicos e departamento administrativo). No Semiliberdade de Sobral, houve articulação da representante do PNAISARI, Iolanda Belchior, com apoio da psicóloga Alanne Frota, do CAPS AD.

Em Fortaleza, no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, facilitadores da Rede Cuca, em parceria com a Seas, participaram do Setembro Amarelo com a realização de dinâmicas e roda de conversa com os adolescentes. Até o dia 30 de setembro, haverá atividades deste evento em todas as unidades. Em Crateús, de acordo com a diretora Janete Soares, as ações acontecerão na última quinta-feira de setembro.