Corpo de Bombeiros e Liquigás realizam simulado de emergência no Mucuripe

22 de setembro de 2021 - 16:23 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Fotos

Os bombeiros militares do Quartel do Mucuripe (2ª Cia/1º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a empresa Liquigás realizaram, na manhã desta quarta-feira (22), um exercício de simulação de emergência. A iniciativa contou com a presença de 25 participantes, entre brigadistas e bombeiros militares, e foi realizada no bairro Mucuripe, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS-1) de Fortaleza.

Por volta das 10 horas foi simulada uma ocorrência de incêndio na área de abastecimento de caminhões-tanque da empresa Liquigás. Durante o exercício, foram acionados os brigadistas da empresa e duas guarnições do Corpo de Bombeiros, por meio do Quartel do Mucuripe, responsável pela cobertura da região. As equipes atuaram em conjunto e contaram com uma guarnição de combate a incêndio do 1º BBM e uma ambulância tipo Resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), para debelar as chamas da área de abastecimento e realizar a prevenção.

Simulado de Emergência

De acordo com o comandante do Quartel do Mucuripe, tenente-coronel Cícero Osvaldo Zacarias Pereira, o simulado com as empresas da região do Cais do Porto é uma oportunidade para o Corpo de Bombeiros de trabalhar de forma coesa com as empresas participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). “É muito salutar quando uma empresa integrante do PAM abre as portas e participa junto com o Corpo de Bombeiros Militar de seus treinamentos. Assim, conhecemos os riscos envolvidos nessa empresa e estreitamos as relações com seus colaboradores. Dessa forma, ficamos mais preparados para o caso de acontecer algum sinistro real nessa empresa que necessite de nosso socorro”, frisou o oficial.

O objetivo desse exercício, segundo o CBMCE, é testar e avaliar o poder de resposta dos colaboradores da empresa que recebem constantemente treinamento de brigadistas para atuação em emergências, visando a melhoria contínua e fortalecendo a cultura da prevenção. O simulado de emergência é uma oportunidade de pôr em prática os conhecimentos aprendidos e analisar a capacidade de resposta, rápida, eficiente e sistêmica dos atores envolvidos no processo.

Na oportunidade, foram testados todos os sistemas preventivos da empresa, bem como a pronta resposta dos brigadistas e o acionamento e deslocamento das guarnições de bombeiros com seus respectivos tempos de resposta.

Plano de Ajuda Mútua

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Mucuripe tem como objetivo fortalecer a cultura preventiva entre as empresas da região, integrando recursos humanos e materiais em parceria com os órgãos públicos, em especial o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da 2ª Cia/1ºBBM – Quartel do Mucuripe, para quando for necessário mobilizar recursos e dar a resposta adequada para o atendimento a sinistros em qualquer empresa da área.
Esta iniciativa contribui para fortalecer o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Polo Industrial do Mucuripe. Na oportunidade, foi mensurado o tempo resposta do deslocamento do CBMCE, assim como os processos de gerenciamento e obediência aos protocolos de resgate por meio da ferramenta Sistema de Comando de Incidentes (SCI).