Referência no atendimento clínico e cirúrgico, Emergência Adulto do HRN já atendeu mais de 250 mil pacientes

28 de setembro de 2021 - 16:12 # # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Fotos

Na região, o hospital é referência única para urgências e emergências pediátricas, urgências e emergências clínicas e cirúrgicas para adultos

Com mais de 250 mil pessoas atendidas desde 2013, a Emergência Adulto do Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é referência no atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos de média e alta complexidade. O espaço tem, ao todo, 70 leitos para atendimento aos pacientes.

Na região, o hospital é referência única para urgências e emergências pediátricas, urgências e emergências clínicas e cirúrgicas para adultos. “A Emergência Adulto do HRN tem perfil para atendimento de todos os pacientes críticos clínicos e cirúrgicos, com exceção de traumas, neurológicos e urgências oncológicas”, explica o coordenador médico do setor, Artur Sávio Dias Almeida Liberato.

A Emergência do HRN é a única referência para cirurgia vascular, endoscopia e otorrinolaringologia. A estrutura de assistência da unidade é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades.

Artur Dias explica que o HRN é um hospital de nível terciário com estrutura para acolher os casos mais graves. Pacientes com sintomas leves ou que podem aguardar o agendamento de consultas e exames devem procurar as unidades básicas de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Quando temos uma sobrecarga de casos que não são o perfil do hospital, acabamos tendo um atendimento mais demorado, sobrecarregando a equipe e prejudicando o atendimento a casos mais graves que precisam da estrutura do hospital”, afirma.

Classificação de risco

Para garantir a segurança dos pacientes, o primeiro atendimento no HRN é feito por um enfermeiro que faz a classificação dos pacientes por meio de uma técnica mundialmente conhecida: o Protocolo de Manchester. O sistema utiliza cinco cores para determinar o grau de urgência no atendimento.

Para priorizar atendimento a casos mais graves, pacientes com sintomas leves ou que podem aguardar agendamento de consultas e exames devem procurar as unidades básicas de saúde

Os pacientes passam pelo primeiro atendimento médico. Os casos que estiverem classificados com a cor vermelha são emergências que não podem esperar. Os que apresentarem as cores laranja e amarela são pacientes com grau de urgência, mas que podem aguardar. As cores verde e azul são para pessoas que podem esperar por atendimento por um tempo maior ou ser encaminhadas para outros serviços de saúde de referência.