SSPDS realiza operação integrada para coibir crimes de CVLI e CVP em bairros da Capital

29 de setembro de 2021 - 16:21 # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Uma operação integrada das Forças de Segurança, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi deflagrada na noite dessa terça-feira (28), nos bairros das Áreas Integradas de Segurança 3 (AIS 3), 7 (AIS 7) e 9 (AIS 9) de Fortaleza. A ofensiva tem o intuito de coibir ações criminosas e de combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

As ações foram gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, e contou com as participações de todas as vinculadas e órgãos parceiros, que também atuaram nas diligências. O delegado da Polícia Civil, Felipe Porto, integrante da Copol, ressaltou a importância do trabalho realizado nessas operações e reforçou que “as equipes atuam de forma ostensiva e preventiva com o objetivo de reduzir os números de homicídios e de prevenir esses crimes”, disse.

Abordagens e saturações foram realizadas por equipes das Polícias Civil e Militar. Fiscalizações e notificações ficaram a cargo do Corpo de Bombeiros e das equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que deram todo o aparato técnico necessário. Profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) também atuaram nas ofensivas.

Balanço

As equipes envolvidas na Operação da SSPDS realizaram cerca de 200 abordagens em diversos bairros da cidade, como: Aracapé, Canindezinho, Conjunto Esperança, Maraponga, Mondubim, Planalto Ayrton Senna, Prefeito José Walter e Vila Manoel Sátiro, todos da AIS 9. Além de Messejana, Barroso e Curió, da AIS 3, e Edson Queiroz e Sapiranga, na AIS 7.

Ao todo, mais de 230 veículos foram abordados durante blitze realizadas por equipes da Copol e da PMCE, em parceria com a AMC. No total, 12 veículos foram removidos e 19 autuações foram registradas. Quatro carros foram liberados após pagamento de licenciamento e 40 notificações foram feitas.

Além das abordagens, onze comércios foram fiscalizados e seis notificações foram emitidas pelo Corpo de Bombeiros. Composições da Polícia Civil e da SAP visitaram mais de 60 tornozelados, e durante as vistorias, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado no 30º Distrito Policial (DP).

A SSPDS ressalta que as Forças de Segurança do Estado do Ceará seguem trabalhando diuturnamente para garantir a ordem pública e a paz social. A segurança do cidadão é prioridade.