Hias dá início a curso sobre cuidados paliativos pediátricos para profissionais das unidades fechadas do hospital

5 de outubro de 2021 - 17:15 # # # #

Erika Mavignier - Ascom Sesa Texto e Fotos

Capacitação foi pensada para ampliar conhecimento e atuação dos profissionais nesta área da assistência

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início, na manhã desta terça-feira (5), a um curso sobre cuidados paliativos voltado para os profissionais das unidades fechadas (UTIs) da unidade. A capacitação é uma iniciativa da Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hias e tem como objetivo ampliar o serviço no hospital, fazendo com que os profissionais sejam multiplicadores do conhecimento sobre essa área de atuação da assistência em saúde.

A iniciativa está alinhada com a missão da unidade hospitalar em oferecer cuidado integral e especializado à criança e ao adolescente, por meio de assistência segura, humanizada e eficaz, promovendo ensino e pesquisa. Nesse sentido, a médica intensivista e paliativista do setor de Cuidados Paliativos do Hias, Cinara Carneiro, afirma que a formação dos profissionais nessa área de conhecimento é essencial para que o hospital seja reconhecido como uma unidade cuja assistência está adequada a essa nova demanda.

“Infelizmente, ainda são poucos os profissionais que têm formação para lidar com a natureza multifatorial do sofrimento humano diante de uma doença grave que limita ou que ameaça a vida. No campo da Pediatria, então, há ainda menos profissionais preparados, dados os desafios adicionais que as particularidades dessa faixa etária nos impõe”, acrescenta.

Inicialmente, o curso está sendo destinado aos profissionais das unidades fechadas, abrangendo toda a equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e farmacêuticos.

A técnica de Enfermagem da UTI 2 do Hias, Evânia Soares, uma das participantes desta primeira turma, conta que o curso já trouxe informações novas para ela sobre o tema. “Para mim, cuidados paliativos eram destinados somente para pacientes terminais, mas vi hoje que não. Alguns pacientes podem até ter alta para casa, mesmo com doenças crônicas, e ainda assim receberem cuidados paliativos, sem ser necessariamente no fim da vida. É um processo de cuidado, de zelar pelo bem-estar e pelo conforto das crianças, que não envolve somente a morte”, relata.

Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos do Hias é formada por médicos, enfermeira, psicóloga e assistente social

O primeiro módulo do curso terá quatro encontros, nos dias 5, 19 e 26 de outubro e 9 de novembro, totalizando quatro horas com atividades teórico-presenciais. Serão abordados, neste primeiro momento, os conceitos básicos sobre cuidados paliativos. A formação terá outros dois módulos com conhecimentos mais aprofundados sobre o tema abertos para todos os profissionais do hospital.

Objetivos

A capacitação em cuidados paliativos busca desenvolver e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da assistência para o manejo dos muitos sintomas físicos e não físicos e das manifestações de sofrimento familiar, social e espiritual decorrentes da doença e também dos tratamentos. Além disso, visa ao desenvolvimento de habilidades de comunicação para que o profissional possa oferecer o melhor atendimento ao paciente e à sua família.

O curso vai trabalhar também aspectos da rotina de trabalho do profissional, como capacidade para trabalhar em equipe e atenção e cuidado aos riscos ocupacionais a que está exposto, como a fadiga por compaixão e a síndrome de burnout. Nesse sentido, na capacitação, o profissional terá a oportunidade de:

– Compreender o conceito básicos de cuidados paliativos e seus princípios;
– Discutir as indicações de cuidados paliativos pediátricos;
– Discutir legislação sobre cuidados paliativos no Brasil;
– Aprender a identificar valores e prioridades dos pacientes e seus familiares a fim de elaborar um plano de cuidados individualizado e adequado a cada situação;
– Compreender, por meio do olhar de diferentes membros da equipe multiprofissional, como cada área do conhecimento pode contribuir no cuidado de pacientes pediátricos portadores de condição crônica complexa.

Cuidados Paliativos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos são iniciativas com foco na prevenção e no alívio do sofrimento de pacientes adultos e pediátricos e de suas famílias, que enfrentam os problemas associados a doenças potencialmente fatais. Esses problemas incluem o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual de pacientes e seus familiares.

Exposição de fotos promove visibilidade às ações de cuidados paliativos pediátricos realizadas no hospital

No próximo sábado (9), é celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, data instituída com o intuito de incentivar a participação dos profissionais de saúde e divulgar o trabalho das equipes que trabalham com paliação. Neste ano, a campanha da The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental responsável pelo desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices no mundo, tem como tema “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso a Cuidados Paliativos”, objetivando fazer um apelo para o acesso equitativo ao serviço até 2030.

No Hias, para marcar a data, a Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos montou um painel com fotos para mostrar as diversas iniciativas de paliação promovidas pelas equipes do hospital. A iniciativa busca valorizar o trabalho que já vem sendo realizado na unidade e reforçar que todos os profissionais podem contribuir para a ampliação do serviço e para uma maior humanização da assistência em saúde.