Primeiro Passo Jovem Aprendiz obtém aprovação de 94,6% dos estudantes

5 de outubro de 2021 - 10:06 # # # # # # # #

Ascom SPS - Texto

Projeto de inclusão social e profissional de jovens com idades entre 14 e 24 anos, o Primeiro Passo alcançou 94,6% de satisfação geral com a ação Jovem Aprendiz. Quase 57% dos aprendizes foram contratados formalmente, no período de um ano de aprendizagem, enquanto 67% dos entrevistados sentiram-se motivados a buscar uma qualificação de nível superior, após participarem dos cursos ofertados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Os índices constam em pesquisa de satisfação realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e SPS com 1.948 jovens aprendizes, de 2019. O levantamento apurou também excelente nível de fidelização, com 88,55% dos entrevistados indicando a ação Jovem Aprendiz para outros usuários. E 85,9% declararam satisfação com as empresas onde realizaram a parte prática da aprendizagem.

“O Primeiro Passo é um programa que já é referência para jovens em todo o Estado. Temos dados que confirmam essa valorização que os cearenses têm com o programa é extremamente gratificante”, pontua a titular da SPS, Socorro França. A secretária ressalta que a qualificação profissional é um dos pilares essenciais para a construção de um Ceará mais justo socialmente. “O Governo do Ceará tem investido sistematicamente na formação dos jovens e a SPS tem o compromisso de operacionalizar boa parte dessa formação. Temos o Primeiro Passo, o Virando o Jogo, além de diversos equipamentos de formação profissional. É investindo na qualificação, na formação de nossos jovens que vamos construir um Estado mais justo socialmente”.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, destaca a importância da pesquisa para Estado, empresas e juventude. “Essa pesquisa é excelente instrumento de avaliação e transparência das políticas públicas desenvolvidas pela SPS. E nos deixou muito  orgulhosos com esse projeto, ao revelar a satisfação de 94,6% dos usuários; a qualidade do atendimento e compromisso da SPS e das empresas parceiras, com a capacitação e cidadania de milhares de jovens cearenses”, comemora.

O perfil dos participantes do Jovem Aprendiz revela que 52,4% são do sexo feminino e 47,6% do sexo masculino; 89,9% tinham idades entre 18 e 21 anos; 84% eram concludentes do Ensino Médio e os outros 16%, estudantes do Ensino Médio; sobre a localização geográfica, 85,2% dos jovens residem em áreas urbanas e 14,8%, em zonas rurais.

“Esse projeto é um divisor de águas na vida de todos que dele participam. Hoje, estou inserida no mercado de trabalho graças à qualificação profissional que conquistei. Expresso minha gratidão a esse projeto e à SPS, que transformou a vida de tantos jovens, assim como transformou a minha”, declarou Thaís Bezerra. Neste mês, além de Thais Bezerra, outros 2.777 adolescentes, de 43 municípios cearenses, receberam seus certificados de conclusão de aprendizagem do Jovem Aprendiz.

A pesquisa foi realizada por meio telefônico, pela Central de Atendimento da Ouvidoria da CGE (155), com aplicação de questionário eletrônico do Google Forms, junto aos usuários. O nível de confiança é 95%.