Izolda Cela recebe ministro Rodrigo Bardoneschi para conversar sobre a relação comercial entre Ceará e Argentina

6 de outubro de 2021 - 12:32 # # # # #

Ascom Gabinete Vice-Gov - Texto e Fotos

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu na manhã desta quarta-feira (6), na sede da Vice-Governadoria, o chefe do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada da Argentina no Brasil, ministro Rodrigo Bardoneschi. A reunião faz parte de uma série de encontros do representante argentino em território cearense visando estreitar relações comerciais entre o Estado e o país vizinho brasileiro. Também esteve presente o secretário para Assuntos Internacionais do Ceará, César Ribeiro.

Izolda Cela ressaltou a importância de uma boa relação com a Argentina, além de lembrar que o país hoje é o terceiro maior parceiro comercial do Ceará. “Acho muito importante que nossas relações estejam cada vez mais fortalecidas. Somos vizinhos e com muitas convergências. Esse tipo de aproximação é essencial para a criação de novos vínculos e a manutenção daqueles que já existem”, disse.

Rodrigo Bardoneschi falou do grande impacto de certos commodities argentinos para o Estado. A ideia, inclusive, é aumentar tal participação. “O potencial do Ceará para nós é enorme. Sabemos que 92% de nossas exportações para cá é somente trigo, precisamos expandir, diversificar, apostar em outras frentes”, explicou.

O ministro também comentou que o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, deve visitar o Ceará em breve para a finalização de outros acordos visando reduzir os custos logísticos do comércio entre os países.

Combate à pandemia

Cada vez mais em queda em nossa sociedade, contudo ainda presente, a pandemia do novo coronavírus também foi pauta na conversa. O grande trabalho do Governo do Ceará, que já aplicou mais de 10 milhões de doses no povo cearense, foi citado pelo ministro argentino. “Sabemos que aqui existe um governo de excelência, atuante em diversas áreas e com profissionais gabaritados”, pontuou.

“O que estamos passando segue sendo desafiador e repleto de aprendizados, mas já podemos ver que as medidas tomadas foram corretas. Hoje, o Ceará é referência no combate à pandemia no Brasil e também no exterior”, finalizou César Ribeiro.