Área Adahil Barreto, do Parque do Cocó, terá encerramento da Semana de Proteção Animal e Feira Agroecológica neste sábado

7 de outubro de 2021 - 11:04 # # # # # #

Ascom Sema -Texto e foto

No próximo sábado (9), pela manhã, a área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, sediará dois eventos: o encerramento da Semana de Proteção Animal e a segunda edição da Feira Agroecológica. “Os frequentadores deste espaço poderão trazer suas famílias para viver este momento que vai unir a paixão pelos animais e o hábito de consumir produtos naturais e saudáveis”, ressaltou o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno.

A Feira Agroecológica no Parque terá lugar numa das alamedas da Unidade de Conservação (UC) estadual, com promoção conjunta da Sema e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e Rede Eco Ceará. A Feira é permanente e ocorre aos sábados, de quinze em quinze dias, das 7h ao meio-dia.

Adalberto Alencar, da Fundação Cepema, adianta que, nesta 2ª edicão, “haverá maior variedade de itens tanto para compra como para degustação. Os produtos são certificados e teremos opções para todos os gostos. Na primeira edição, foram comercializados cerca de 80 tipos de produtos, porém, temos mais de 150 produtos orgânicos no Ceará”, explicou.

A Feira Agroecológica no Parque tem apoio do Instituto Agropolos do Ceará, além dos parceiros como a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA/MST), Associação do Chefes de Cozinha e Centro de Nutrição Prato Colorido.

Doação de animais

Ao mesmo tempo, no mesmo local, a partir das 9h, encerrando a Semana Estadual de Proteção Animal, haverá um stand – próximo ao Cantinho dos Cães – para doação de animais domésticos, além de venda de produtos artesanais produzidos por ONGs de defesa dos animais e vacinação para os PETs. A Escolinha de Trânsito do Detran também participará do evento, com foco na questão de necessidade de frear para os animais.

O governador Camilo Santana deverá sancionar em breve a Lei de Proteção e Defesa Animal. A mensagem do Governo instituindo a nova política foi aprovada dia 29 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado. “As ações vão destacar os cuidados com os animais domésticos”, explica Jeová Costa, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani) da SEMA, realizadora do evento.