Investigação da Polícia Civil do Ceará resulta na prisão na Argentina de suspeito de armazenar cerca de 800 kg de drogas em Fortaleza

13 de outubro de 2021 - 15:47 # # # # # #

Ascom PC-CE - Texto

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), resultou na prisão de um cearense em solo argentino, no último dia 07. O homem é suspeito de ser o responsável pelo armazenamento de cerca de 800 quilos de drogas que foram apreendidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no dia 11 de setembro, em um terreno particular localizado na Avenida Carneiro de Mendonça, no bairro Demócrito Rocha, na Capital cearense. Detalhes do trabalho policial foram divulgados, na manhã de hoje (13), na sede da Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza, em coletiva de imprensa.

Paulo Henrique Ferreira dos Santos, de 39 anos, que já registrava antecedentes criminais e foi preso pela Polícia Federal durante a “Operação Cardume” em 2015, foi capturado no último dia 07 de outubro, na cidade de Puerto Madryn, no sul da Argentina, quando tentava tirar visto de residência no órgão responsável pela migração – Direccion Nacional de Migraciones (DNM). As investigações apontam que o suspeito chegou, em um voo fretado, na Argentina no mesmo dia em que a Polícia Militar do Ceará apreendeu os cerca de 800 quilos de entorpecentes, que estavam escondidos em um lava-jato de propriedade dele.

Após a apreensão, as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Ceará foram compartilhadas com a Polícia Federal e a Interpol. Contra o suspeito foi colocado um sinal de alerta vermelho da Interpol pelo mandado de prisão em aberto no Brasil, solicitado pela PC-CE, pelo crime de tráfico de drogas. Agora, o suspeito passa por processo na Argentina, para ser extraditado ao Ceará, onde deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.

Apreensão

A Polícia Militar realizou a apreensão de, aproximadamente, 800 quilos de entorpecentes, entre maconha e crack, na tarde do dia 11 de setembro, no bairro Demócrito Rocha, pertencente à Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. A ação foi efetivada pelo trabalho em conjunto dos policiais militares da Assessoria de Inteligência (Asint) e do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

Com as apurações, os militares chegaram ao terreno no bairro Demócrito Rocha, onde havia um indivíduo fazendo a vigilância do imóvel. Com a permissão do vigilante, os policiais militares adentraram para realizar vistoria do local. No interior do terreno havia um lava-jato desativado com vários carros de uma concessionária e uma residência, onde foi encontrada a grande quantidade de entorpecentes.

Após o trabalho investigativo desenvolvido pela Denarc, o dono do local e responsável pela droga foi identificado e preso.

Denúncias

A Denarc conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As informações podem ser repassadas pelo número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio, além de imagens e vídeos. Ela também está no Instagram pelo perfil @denarc_pcce.