Profissionais de informática atuam na SSPDS exercendo um trabalho de inovação, tecnologia e excelência

19 de outubro de 2021 - 15:54 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Na data em que se comemora o Dia do Profissional de Informática, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) homenageia todos os seus integrantes, que atuam nessa área, promovendo avanços tecnológicos que auxiliam os trabalhos da segurança pública cearense.

A SSPDS possui uma Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, conhecida por Cotic, que atua no desenvolvimento de softwares e aplicativos voltados para a Segurança Pública. A coordenação é composta por analistas, programadores, técnicos e atendentes. Ela é formada por três células: a Infraestrutura, setor responsável por manter o funcionamento da rede dando suporte e cuidando da segurança dos dados; Desenvolvimento, que cria e mantém os softwares e aplicativos; e a Célula de Projetos, que realiza os termos de referência e o acompanhamento dos trâmites de aquisições de títulos.

O coordenador da Cotic, Luciano Freire, falou um pouco da importância desse trabalho dentro da Segurança Pública e de sua missão. “Por se tratar de uma área estratégica, o trabalho desenvolvido pela Cotic é de suma importância para a segurança pública. Nossa missão é de coordenar, planejar, dirigir, promover, executar e controlar atividades relacionadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação, de forma integrada, visando a melhoria das ações do sistema de segurança pública do Estado”, disse.

Ao longo de aproximadamente 20 anos, a Cotic criou 122 softwares para atuação na Segurança Pública. Os profissionais de TI também auxiliam na gestão estratégica da SSPDS, participando de projetos, integração de setores, melhoria na produtividade interna, redução de riscos relacionado a estrutura da rede, dentre outros. A Coordenadoria da SSPDS também atua durante 24 horas, por meio de um telefone 0800, que é responsável por dar todo o suporte necessário ao usuário.

As vinculadas da SSPDS também possuem setores de tecnologia da informação, que trabalham de forma integrada. Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), há peritos em informática, que são responsáveis por fazer todo o trabalho de perícia em aparelhos telefônicos e computadores, por exemplo. Aos profissionais da área de informática, a SSPDS expressa o agradecimento pelo serviço tão essencial, que aprimora o trabalho policial e investigativo.