Datas que celebram conquistas e lutas da mulher marcam mês de outubro

22 de outubro de 2021 - 17:29 # # # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto e Foto


Outubro traz uma agenda feminina. Não só pela campanha Outubro Rosa, que alerta para prevenção e cuidados referentes ao câncer de mama, mas por abordar temas de direitos e proteção às mulheres. As questões vêm à tona com o Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher, que será lembrado em 25 de outubro, e o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado no último dia 10 de outubro.

“Os temas da violência contra a mulher e da equidade de gênero precisam estar diariamente em pauta. Estamos falando da construção de uma sociedade mais justa e essas datas contribuem nesse sentido. É um momento para alertarmos todes sobre a gravidade da violência contra a mulher e trabalharmos a prevenção”, pontua a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França. “Essas datas são fundamentais para balizar as políticas públicas destinadas a nós mulheres e um lembrete constante de como nossos direitos foram conquistados através de luta e persistência”, conclui.

De acordo com dados divulgados pela Casa da Mulher Brasileira (CMB), de janeiro a setembro de 2021, 9.101 mulheres em situação de violência receberam atendimento na unidade. Daciane Barreto, coordenadora da CMB, destaca a importância das denúncias. “A violência aqui no Estado, como no Brasil inteiro, é uma triste realidade. Por outro lado, os números mostram que as mulheres estão se encorajando a denunciar, na medida em que existe a Casa da Mulher Brasileira, um equipamento que as recebe, orienta e encaminha. Diante da confiança adquirida na rede, elas vão, aos poucos, perdendo o medo”, conta Daciane.

“As denúncias são muito importantes para que possamos montar um perfil de mulheres para fins estatísticos, intensificando, dessa forma, os trabalhos de divulgação e conscientização dos tipos de violência nas áreas em que há maior número de ocorrências”, finaliza.

Gerida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos  (SPS), a CMB atua, há mais de três anos, com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. No total, 109.902 atendimentos foram realizados de junho de 2018 a setembro de 2021, uma média de 93,93 atendimentos por dia.

A Casa conta com Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública. Além dos órgãos de atendimento, a CMB também dispõe de cursos de capacitação profissional, alternativas de abrigamento temporário e espaço infantil para as crianças que estejam acompanhando as mães. O atendimento acontece 24h por dia, todos os dias da semana.

Serviço

Endereço da Casa da Mulher Brasileira: Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, Couto Fernandes, Fortaleza
Telefone: (85) 3108.2999