Messejana recebe 88ª areninha inaugurada pelo Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza

25 de outubro de 2021 - 19:11 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes Fotos

Complexo esportivo oportuniza formação cidadã e estimula economia local

A Areninha Murilão é o novo espaço de encontro, lazer e prática esportiva para as famílias e juventude da grande Messejana, em Fortaleza. O equipamento foi inaugurado, nesta segunda-feira (25), pelo governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, acompanhados de demais autoridades.

Localizada onde ficava o antigo Estádio Murilão, a nova areninha tem aproximadamente 16 mil m², sendo 8 mil m² de campo society com grama sintética, além de arquibancada com capacidade para cerca de 4 mil pessoas, dois vestiários com banheiro, acessos pavimentados, torres de iluminação, alambrados e redes de proteção. O complexo esportivo também recebeu paisagismos e um novo calçadão em piso intertravado para caminhada, corrida e passeios de bicicleta. O investimento total foi de R$ 1,6 milhão.

Com esta, já são 88 areninhas implantadas na Capital cearense pelo Governo do Ceará e pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da parceria Juntos por Fortaleza.

“Quando a gente participa de um momento como esse, de uma política pública inclusiva, que movimenta todo um bairro, que tira da criminalidade e ociosidade crianças, jovens e adultos, nós percebemos claramente o quão é importante termos bons gestores públicos”, ressaltou Evandro Leitão.

Para a estudante Ana Karen Américo, 18, a Areninha Murilão representa um espaço de amizade. “Eu adoro estar aqui, jogar com os meninos. Isso ajuda a gente a fazer amizades”, afirma Karen, que é atendida pelo projeto Atleta Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel).

“Esperamos também que daqui saiam talentos para os nossos clubes de futebol. Estamos em um momento auspicioso para o futebol cearense com cinco clubes participando de campeonatos brasileiros, seja nas séries A, B, C ou D”, complementou o governador em exercício.

José Sarto pontuou que, além de promover a cultura de paz e estimular uma vida mais saudável através da prática esportiva, as areninhas contribuem para a economia comunitária. “Essa areninha, como as demais, não é apenas um equipamento esportivo. Ela é um equipamento de inclusão social. Vejam as arquibancadas, vestiários, urbanização, iluminação e câmeras de videomonitoramento. Toda uma infraestrutura para acelerar a pequena economia que gira aqui no entorno. As areninhas funcionam 24 horas por dia. Isso traz consigo uma série de microempreendimentos”.

Uma dessas microempreendedoras é Maria de Fátima Galdino, 53, que deixou de ser diarista e montou um carrinho de lanches ao lado da areninha. “Depois que fizeram essa reforma ficou melhor para eu fazer parte dela [areninha] também. Todo dia eu venho, chego aqui cinco horas da manhã e fico até à tarde. Enquanto tem merenda eu vendo”, garante.

Inclusão esportiva

Além das unidades da Capital, o Governo do Ceará já entregou 150 areninhas no Interior, somando 238 equipamentos entregues em todo o Estado. Mais 62 areninhas estão em vias de serem inauguradas, 22 estão em obras, e outras 300 serão construídas em breve.

Cada equipamento é resultado de parceria entre Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), e prefeituras municipais. Cabe à gestão municipal indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.