Água Doce 2: projeto busca reduzir a dependência do uso de carro-pipa na zona rural

27 de outubro de 2021 - 11:49 # # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH

Foi publicado, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, um edital para contratar empresa especializada para elaborar os projetos básico e executivo para a implementação de 18 sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido de nove estados do País – Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Visando atender um maior número possível de famílias, a iniciativa completa o projeto de reestruturação da metodologia de implantação dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce.

No Ceará, serão selecionadas comunidades ou distritos com mais de 200 famílias e que já possuam acompanhamento do Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar.

O objetivo é aproveitar poços que contenham água salobra e com alta capacidade de vazão para a implantação de sistemas de dessalinização de maior porte, proporcionando o abastecimento das comunidades por meio de redes de distribuição de água dessalinizada. Atualmente, a distribuição de água nos sistemas do Programa Água Doce é feita por chafariz. A proposta é implantar dois modelos de dessalinizadores, sendo um com capacidade para produzir até cinco mil litros de água dessalinizada por hora e outro, até 10 mil litros por hora.

Fortalecimento da economia local

A iniciativa prevê que as famílias beneficiadas com água encanada sejam emancipadas da Operação Carro-Pipa (OCP). A previsão é que os primeiros projetos estejam concluídos até 30 de dezembro deste ano. Após a conclusão, devem ser celebrados os acordos de gestão dos sistemas com os municípios, o que deve ocorrer até 15 de fevereiro de 2022. Depois, a previsão é que as obras estejam contratadas até 10 de março do próximo ano, sendo que a primeira deve ser concluída até 30 de agosto de 2022 e as demais, até 30 de dezembro do próximo ano.