Secult e CCBJ homenageiam Cristina Poeta na abertura da 5º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

27 de outubro de 2021 - 11:44 # # # #

Ascom Secult Texto
Felipe Abud Foto

Abrindo a 5º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), fez uma homenagem à cordelista, líder comunitária e ativista dos direitos humanos, Cristina Poeta. Em solenidade, na tarde desta terça-feira (26), no próprio CCBJ, a Biblioteca do equipamento cultural passou a se chamar Biblioteca Cristina Poeta. A cordelista, que faleceu em 2017, teve uma história de resistência e luta, que sempre pautou a valorização da literatura, da leitura e da cultura. Também teve uma ligação especial com o CCBJ, lutando por causas e escrevendo sobre temas próximos à realidade em que o público da Biblioteca do Centro Cultural esteve inserido.

Com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; da presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha; do diretor de Articulação Institucional do IDM, Lenildo Gomes; do ex-esposo de Cristina Poeta, Daniel Santos; o momento foi de lembranças da força e resistência pela arte de Cristina Poeta. A nova placa da biblioteca foi descerrada após a solenidade.

“Estamos aqui hoje exercendo o direito à arte e à cultura, mas também da leitura, esse direito para a gente ampliar nossos horizontes. A Cristiana conheci em 2006, acho. Era bolsista do Agentes da Cultura, projeto muito fecundado de formação artística e cultural das pessoas atuarem nos seus territórios. Mas, desde então, sempre nos encontrávamos nos eventos. Tal qual como Patativa, ela tinha o dom de conversar com poesia. De fazer poesia na hora. É mais do que justa essa homenagem e estamos aqui em um equipamento público de cultura, que faz parte da rede de equipamentos culturais da Secult Ceará. Viva a Cristina poeta, o CCBJ e essa Biblioteca, que agora evoca o nome de Cristina Poeta para sempre”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

Em fala emocionante, o ex-esposo de Cristina Poeta, Daniel Santos, agradeceu a homenagem. “Somos muito gratos ao Centro Cultural por deixarem a memória da Cristina viva. Para nós da família é uma alegria imensa. Ela era uma pessoa batalhadora. Debatia pesado, mas era na poesia. Não tinha rancor com ela”, ressaltou.

A presidente do IDM, Rachel Gadelha, também lembrou da importância da atuação de Cristina. “Como era carismática, falante, alegrava e trazia a resistência com poesia e beleza! A Cristina tem uma história importante na história cultural de Fortaleza e do Ceará. Enquanto tiver gente falando de amor e poesia, Cristina vive. Chegar hoje neste dia que estamos confraternizando em sua homenagem é um muito importante”, comentou.

5ª Semana do Livro e da Biblioteca

De 26 a 29 de outubro, Biblioteca Cristina Poeta traz, em sua 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, uma programação diversa, com sarau, contação de história, encontro com ilustradora, bate papo e muitos mais, abordando temáticas como a luta das bibliotecas comunitárias, Agenda 2030 da ONU e Bibliodiversidade. Acesse e confira.