Sefaz-CE recebe comitiva de Mato Grosso para troca de experiências

28 de outubro de 2021 - 15:10 # # # # #

Agda Sophia (estagiária sob supervisão das jornalistas Natália Coutinho e Raquel Mourão) - Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit), recebeu, nessa quarta-feira (27), a visita de comitiva do Governo de Mato Grosso, representado pelos servidores das Secretarias da Fazenda (Sefaz-MT), da Segurança Pública () e da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MIT). O encontro possibilitou a troca de ideias sobre o uso do sistema de monitoramento de câmeras na fiscalização do trânsito de mercadorias, realizado pela Sefaz-CE.

Durante a reunião, foram apresentados sistemas utilizados pelo Fisco cearense. Dentre eles, o Sistema de Trânsito de Mercadorias (Sitram) e o Sistema de Credenciamento (Sicred). Em seguida, os técnicos visitaram a sede de fiscalização itinerante, em Itaitinga, para mostrar como o acompanhamento de imagens está sendo realizado. A orientadora da Célula de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cefit) da Sefaz-CE, Ana Virgínia Gurgel, comentou que o objetivo do encontro foi mostrar como o trânsito de mercadorias no Estado funciona, focando na integração dos sistemas e nas bases de dados.

O gestor do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados da Sefaz-MT, Nelson Viana, falou que o estado de Mato Grosso está passando por uma transformação digital e isso incentivou a busca em conhecer projetos que já estão implementados em outros locais, como Ceará e São Paulo. “A ideia central é ver como vocês fazem essas capturas de OCR (balanças dinâmicas e câmeras inteligentes), como vocês trabalham isso com as notas, como vocês fazem a fiscalização de trânsito. A ideia principal é como isso foi desenhado e como vocês estão aproveitando essas informações”, ressaltou.

Para Ana Virgínia Gurgel, esta troca mostra que a Sefaz-CE é reconhecida pela boa fiscalização e pelo bom relacionamento com os contribuintes. “Receber os colegas do Mato Grosso reforça o bom trabalho realizado pela Sefaz Ceará e pelo Trânsito de Mercadorias, a busca por inovação e novas formas de executar as atividades de forma mais eficiente. É gratificante apresentar novas ideias, propostas e os resultados já alcançados.”, destacou a orientadora da Cefit.

Participaram também os servidores da Sefaz-CE Manuel Teobaldo e Antônio Mota Júnior (Núcleo de Monitoramento Integrado); e Tarso Espíndola (Célula de Gestão dos Sistemas de Informação). Pela comitiva de Mato Grosso, estiveram presentes Kleber Geraldino Ramos dos Santos (secretário adjunto de Administração Fazendária- MT), Nunes Ramos da Silva (gerente técnico do Centro Integrado de Comando e Controle/Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social- CICC/SESP-MT) e Saffyk Vicuna de Souza (analista de tecnologia e assessor executivo da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação- MTI).