SSPDS apresenta ferramentas tecnológicas durante visita de comitiva do Mato Grosso

29 de outubro de 2021 - 10:02 # # # #

Ascom SSPDS

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), como o Sistema Agilis, foram apresentadas durante uma reunião, realizada nessa quinta-feira (28), direcionada a uma comitiva integrada por profissionais de segurança do Estado do Mato Grosso. A visita técnica visa o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem auxiliar as estratégias de segurança do estado.

Durante a reunião, a SSPDS apresentou ferramentas de videomonitoramento integradas ao uso de inteligência artificial, como o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), o Sistema Agilis, o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e o Cerebrum (Big Data). As informações sobre o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas servirão para fomentar as pesquisas que nortearão a nota técnica do “Projeto Águia”, a ser implantado pelos órgãos de segurança e de fiscalização do Estado do Mato Grosso.

Os mecanismos de videomonitoramento permitem o desenvolvimento de estratégias específicas para o combate à criminalidade, seja por meio de abordagens de suspeitos com mandados em aberto a partir das informações, ou por meio de cercos inteligentes. As estratégias são traçadas a partir do cruzamento de informações dos bancos de dados com as imagens obtidas por meio dos mais de 3.300 dispositivos de captura de imagem (câmeras) espalhados por todo o Ceará.

 

Uma das ferramentas apresentadas no encontro, o Agilis foi implementado no último mês de maio, quando somou-se às demais ferramentas que já eram utilizadas pelas Forças de Segurança. O sistema permite, por meio de um mapa didático e interativo, o acompanhamento de veículos em situação que possivelmente estejam relacionados a práticas ilícitas.

O encontro contou com as participações de representantes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS/CE, da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT), da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT) e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

 

.