Aesp promove aula inaugural do I Curso de Negociação Policial

3 de novembro de 2021 - 15:19 # # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará iniciou, nesta quarta-feira (03), a primeira turma do Curso de Negociação Policial. A ação educacional tem o intuito de habilitar integrantes do sistema de segurança pública para atuar de maneira profissional, como negociadores policiais, através de técnicas e táticas apropriadas em ocorrências de alta complexidade que haja a necessidade de utilizar a negociação como uma das alternativas táticas do gerenciamento de crises.

A aula inaugural, que aconteceu no auditório da Instituição de Ensino, foi marcada pela palestra “A importância da alternativa tática negociação como ferramenta de garantia dos direitos humanos”, ministrada pelo Chefe de Gabinete da Casa Militar do Governo do Ceará, tenente-coronel PM, Alkimar Sampaio de Souza, que discorreu sobre a forma correta de negociar com grupos rebelados ou com reféns, de forma a obter uma resposta positiva dentro da perspectiva dos direitos humanos.

Durante a solenidade, o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade, destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública. “Fico muito feliz, quando a gente inaugura um curso como esse, no qual podemos demonstrar de forma plena o objetivo primordial da Aesp, que é a integração. Temos a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar do Ceará e de outros estados, e isso é muito bom, pois estimula a troca de experiências, no sentido de fortalecer ainda mais, o objetivo da integração”.

Nartan Andrade também ressaltou a importância desse conhecimento para o estado do Ceará. “Sou um entusiasta da negociação, estudo o tema há alguns anos na seara policial e vejo a importância de estarmos treinando os nossos policiais a buscarem alternativas nessa área da negociação, pois muitas vezes essa ação é necessária. Percebemos o empenho e o interesse dos nossos policiais, quando eles procuram se aperfeiçoar para essa nova sistemática na área da negociação. E isso só irá trazer muitos benefícios para a Segurança Pública”, concluiu.

A matriz curricular de 200 horas/aula, contempla em seu conteúdo programático disciplinas teóricas e práticas de doutrina e direito aplicado ao gerenciamento de crises; noções de psicologia e psicopatologias; suícidologia; sociologia do crime e da violência; terrorismo e grupos terroristas; explosivos e artefatos explosivos; inteligência policial aplicada a negociação; negociação em tentativa de suicídio; negociação com presos rebelados, entre outras importantes disciplinas que irá auxiliar o agente público na resolução do evento crítico utilizando técnicas e táticas específicas para cada situação.

Para o aluno delegado Antônio Pastor, que também é Coordenador de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil, esse curso irá refletir positivamente no serviço oferecido para a sociedade. “A negociação é uma das alternativas táticas que visa o menor dano possível dentro da operação. Por isso é importante que nós possamos compreender e executar essa doutrina, a fim de auxiliar em eventos críticos e situações de crise, para que se obtenha sucesso nesse tipo de operações”, aponta o discente.

Vinte e um profissionais de segurança pública participam desta capacitação que segue até o dia 25 de novembro de 2021, incluindo Policiais Rodoviários Federais, Policiais Penais, Policiais Civis, Bombeiros Militares e Policiais Militares dos estados do Ceará, Piauí; Paraná e Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade; o comandante do Policiamento de Choque, tenente-coronel PM Sinval da Silveira Sampaio; o comandante do BPChoque, tenente-coronel PM Landim; o Comandante do Cotam, major PM Marcos Leandro; o subcomandante do CPChoque, tenente-coronel PM Naerton Menezes e demais autoridades.