Cagece inicia operação assistida do sistema de abastecimento de água Taquarão

4 de novembro de 2021 - 14:50 # # # # #

Ascom Cagece Texto
Deivyson Teixeira Foto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou nesta quinta-feira (4) a operação assistida do sistema adutor e de reservação Taquarão. A expectativa é que o sistema entre em operação em 2022, após todas as fases de testes. Quando estiver em pleno funcionamento, o equipamento vai ampliar a oferta de água e proporcionar segurança hídrica para Fortaleza e Região Metropolitana.

A operação assistida consiste na integração e testagem das bombas, equipamentos hidráulicos, elétricos e de automação do sistema Taquarão. “É uma fase que possui uma colaboração robusta e complexa, pois visa deixar o sistema em pleno funcionamento de acordo como foi projetado”, explica o titular da Gerência de Obras da Capital e Região Metropolitana da Cagece (Gomet), Celso Lira.

O sistema Taquarão é constituído de elevatórias com duas bombas de 3.000 cv de potência que visam garantir mais eficiência na operação. Possui, ainda, uma linha de recalque e um reservatório com capacidade para armazenar 40.000m3 de água. Além disso, conta com uma linha de descida para a Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste).

A obra do Taquarão está localizada na Serra da Taquara, no município de Caucaia, e contou com investimento de aproximadamente R$160 milhões. A Cagece realizou, ainda, obras de urbanização de toda área do Taquarão, bem como nas vias de acesso ao local.