Planetário Rubens de Azevedo realiza sessões gratuitas para professores da rede pública nesta sexta-feira (5)

4 de novembro de 2021 - 15:49 # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto

Celebrando o Dia da Cultura e da Ciência, o equipamento exibirá a atividade “Explorando o Universo” em seis horários. Retirada de ingressos acontecerá na Bilheteria do Planetário, até 15 minutos antes de cada sessão.

Ainda celebrando o Dia da Cultura e da Ciência, comemorado no dia 5 de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, ofertará, neste dia, sessões gratuitas para professores da rede pública de ensino do Ceará. Excepcionalmente na sexta-feira (5), o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, abrirá pela manhã e exibirá a atividade “Explorando o Universo”, com sessões às 9h, 10h e 11h. No turno da tarde, as sessões serão retomadas às 15h, 16h e 17h. O acesso será liberado após a retirada de ingresso na bilheteria do Planetário, das 8h30 às 10h45 e das 14h às 16h45, mediante a apresentação de contracheque ou carteira funcional acompanhados do documento de identificação, até 15 minutos antes de cada sessão. Somente será permitida a retirada de um acesso por pessoa.

“Explorando o Universo” apresenta conteúdos interessantes para professores dos mais variados níveis de ensino. “A sessão abrange o conteúdo escolar dos níveis Ensino Fundamental e Ensino Médio, podendo também atender a demandas didático-pedagógicas do Ensino Superior”, afirma o diretor do Planetário, Dermeval Carneiro.

Através de uma linguagem simples e lúdica, a atividade faz uma abordagem sobre a evolução da Ciência Astronômica, apresentando desde os conceitos de Pitolomeu sobre a estrutura do Sistema Solar, passando pelas descobertas de Galileu, Kepler e Ticho Brahe, às modernas descobertas científicas, com a demonstração de fenômenos astronômicos e fantásticas imagens de telescópios espaciais.

Sessões regulares

Além das sessões gratuitas para professores da rede pública de ensino, o Planetário manterá sua programação regular. Às sextas-feiras, as sessões têm início às 18h, com “Viagem no Foguete de Papel”, seguida de “Visões do Cosmos”, às 19h. Aos sábados e domingos, são exibidas, além de “Viagem no Foguete de Papel”, “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo”, “Da Terra às Galáxias” e “A Luz e o Berço da Vida”, às 17h, 18h, 19h e 20h, respectivamente. Os ingressos custam R$ 6,00, a meia, e R$ 12,00, a inteira, e agora podem ser adquiridos também por meio de compra antecipada no site da Sympla Bileto, além da bilheteria física do Planetário, situada no Espaço Mix do Dragão.

Protocolos e orientações sobre o acesso

Todos os cuidados seguem reforçados para preservar a saúde dos colaboradores e frequentadores do Planetário Rubens de Azevedo. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes devem manter o distanciamento mínimo de um metro, dentro e fora das salas. A ocupação da sala será limitada a 50 assentos, de modo que o distanciamento social mínimo seja preservado. É disponibilizado álcool em gel 70% na entrada. Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

Serviço