61ª FeirArt volta a acontecer na Praça Luiza Távora

5 de novembro de 2021 - 09:23 # # # #

Bia Ferro Gomes - Ascom SPS

Evento vai contar com participação de cem artesãos pertencentes a associações, grupos produtivos e individuais credenciados pela CeArt

Areia colorida, couro, madeira, fibras vegetais e rendas são algumas das tipologias que estarão à venda na 61ª edição da Feira de Artesanato do Ceará (FeirArt). Com o retorno das atividades econômicas, a tradicional feira da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) volta a acontecer na Praça Luiza Távora, no período de 5 a 7 de novembro, em Fortaleza. Com a participação de 100 artesãos pertencentes a associações, grupos produtivos e individuais do Estado, o evento terá à disposição dos visitantes a comercialização das diferentes tipologias artesanais de regiões do Ceará como Cariri, Litoral Leste e Norte, Vale do Curu, Serra de Ibiapina, Sertão Central e de Sobral, Sertão dos Inhamuns, Vale do Jaguaribe, região Centro-Sul e Grande Fortaleza. Ano passado, a feira dos artesãos da CeArt aconteceu no Shopping Aldeota com 80 expositores de Fortaleza e Litoral Leste.

A Feira é um evento do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará, realizada pelo Governo do Estado, por meio da CeArt, que é vinculada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e conta com o incentivo e apoio da Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana. “A feira é mais uma ação do Governo do Estado para a valorização do trabalho dos nossos artesãos. Vamos ampliar a comercialização da produção e melhorar a renda deles. Além de vender os produtos, os artesãos também garantem novas encomendas. Estão todos, cearenses e turistas que estejam em Fortaleza, convidados para visitar a Feira, apreciar e adquirir o legítimo artesanato cearense”, destaca a primeira-dama.

O objetivo da FeirArt é ampliar a visibilidade e a valorização do artesão cearense proporcionando mais vendas e fortalecendo o setor. Desde 2015, já foram quase 400 mil peças comercializadas que geraram aproximadamente R$ 12 milhões em volume de vendas. “Num período de sete anos, os nossos artesãos participaram de 460 eventos com realização e apoio da CeArt. Para eles, isso é muito importante para gerar renda e ganhar o reconhecimento do trabalho”, afirma a titular da SPS, Socorro França.

Além de serem artesãos credenciados e fornecedores da CeArt, os participantes tiveram que atender a critérios como estar em dia com as duas doses da vacina contra a Covid-19. No local, serão observados os atuais protocolos de segurança sanitária, como distanciamento entre os estandes, uso de máscara e álcool.

“Muito bom estar de volta na Praça Luiza Távora para as feiras! Aqui, os visitantes poderão encontrar artesanato de todo o Estado com 45 associações representando 1.450 artesãos e ainda 55 artesãos individuais todos cadastrados e credenciados na Ceart. Venham nos visitar!”, convida a coordenadora do artesanato, Patrícia Liebmann. A CeArt oferece alimentação e hospedagem aos artesãos que se deslocaram dos municípios de origem para participar da FeirArt que é considerada um dos principais eventos de comercialização do artesanato cearense.

A Feira disponibilizará uma oficina gratuita de artesanato por dia para os visitantes, a partir das 18h30. Entre elas, confecção de flores artesanais com Célia Maria de Freitas Felintro, modelagem em argila com Maria Clara Alves de Oliveira e composição em areia colorida com Antônia Avany de Oliveira. Além de atrações culturais como apresentação lírico-musical de cordel com os cordelistas Julie Oliveira, Paola Tôrres e Patrick Lima.

Durante o evento, na loja galeria Mestre Noza, também estarão expostos os 12 presépios classificados para o 24º Concurso de Presépio Artesanal. Os presépios classificados ficarão expostos até 7 de janeiro, na loja da CeArt, na Praça Luiza Távora.

Serviço

61ª FeirArt
Data: 5 a 7 de novembro de 2021
Horário: 17h às 22h
Local: Praça Luiza Távora, na Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota