SSPDS-CE recebe visita técnica de comitiva da SSP-BA

5 de novembro de 2021 - 15:30 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Com o objetivo de conhecer os sistemas e as ferramentas adotadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), uma comitiva integrada por profissionais da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) realizou uma visita técnica à sede da pasta. A programação teve início nessa quinta-feira (4), com uma apresentação sobre o funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS/CE.

Durante a reunião realizada na manhã dessa quinta-feira, os profissionais da SSP-BA puderam conhecer o funcionamento e a estrutura da Ciops da SSPDS. A visita é motivada pela adoção do mesmo sistema de despacho pela SSP no Estado da Bahia, que também realizará a ampliação do videomonitoramento. Durante o encontro, foi apresentado o funcionamento dos núcleos de teleatendimento e de despacho, que são responsáveis pelas ligações recebidas através dos telefones e o devido encaminhamento das demandas.

Além da apresentação da estrutura da Ciops, a comitiva acompanhou uma demonstração do uso e o funcionamento do sistema Agilis, que cruza informações de bancos de dados com equipamentos de monitoramento atrelados ao uso de inteligência artificial (IA) para o combate ao crime. A apresentação foi conduzida pelo coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho; pelo tenente-coronel Cleberson Assunção, orientador da Célula de Integração Operacional da Ciops, e pelo Tenente-Coronel Sidney Alves Cavalcante, da Célula de Suporte Técnico.

O coordenador da Ciops, o coronel Aristóteles Coelho, falou sobre o evento. “É com grande satisfação que estamos recebendo a visita técnica da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. A equipe da Ciops/SSPDS está lisonjeada em ter a oportunidade de mostrar a sua experiência em operação de centros de emergência e colaborar na elaboração de procedimentos a serem adotados pela SSP-BA”, afirmou o coordenador.

Já no horário da tarde, às 15 horas, foi realizada uma palestra realizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS com enfoque nos sistemas de inteligência artificial da SSPDS-CE. Foram apresentadas, durante o evento, ferramentas tecnológicas adotadas pelo Estado do Ceará, como o Registro de Operações Táticas e Ações de Segurança (Rotas), o Big Data Cerebrum, o Portal do Comando Avançado (PCA), o Sistema Consulta Integrada e o Sistema de Informação Policial (SIP).

A palestra foi ministrada pelo coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), José Luciano Freire. Sobre a criação dos mecanismos, ele afirmou: “as ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar as Forças de Segurança nas investigações e nas operações policiais. O Cerebrum e o Status foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Já as demais ferramentas, foram elaboradas pela própria Cotic da SSPDS”, disse.

Nessa quarta-feira (3), o Governo do Ceará foi destaque em uma premiação internacional devido ao uso da tecnologia para o combate ao crime. Na ocasião, o estado recebeu o Prêmio Latin Trade Citizen Security, concedido pela revista Latin Trade, publicação mensal reconhecida pela excelência na cobertura de tendências inovadoras corporativas.

A agenda da visita da comitiva baiana teve continuidade na manhã desta sexta-feira (5), quando foi realizada uma palestra pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A apresentação ministrada pelo superintendente da Supesp, Dr. José Helano Matos Nogueira, terá como tema “Segurança Pública baseada em evidências”. A programação será encerrada à tarde, com a visita da comitiva ao Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Fortaleza.