BPEsp da PMCE leva Operação Boa Vizinhança aos municípios de Independência, Monsenhor Tabosa e Tianguá

8 de novembro de 2021 - 11:25 # # # # # #

Ascom PMCE - Texto

Com o propósito de aproximar as forças policiais da população e fortalecer o sentimento de proteção e segurança nas comunidades, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), está realizando até a próxima terça-feira (9), nos municípios de Independência e Monsenhor Tabosa, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) e em Tianguá (AIS 14), a Operação Boa Vizinhança.

“Estamos realizando esse serviço de aproximação, de acolhimento e de levantamento das situações de violência que geram medo nas pessoas nesses municípios, de forma que possamos potencializar nas comunidades o sentimento de proteção que se espera das Forças de Segurança do Estado”, explica o comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), major Messias Mendes, ao informar que a Operação Boa Vizinhança teve início na última quinta-feira (5), no município de Independência, dando continuidade neste fim de semana em Monsenhor Tabosa, seguindo para o Tianguá na segunda-feira (8).

O comandante do BPEsp explica que esses municípios já contam com os trabalhos ostensivos desempenhados por equipes do Comando Tático Rural (Cotar) e de batalhões do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), ambos da PMCE. “A presença do  Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada  é um somatório de forças em prol da paz social desses territórios”, destaca.

“Estamos visitando residências, comércios, escolas, hospitais, postos de saúde, realizando um serviço de corpo a corpo com a população, onde realizamos o serviço da escuta junto aos moradores, à comunidade, para entendermos os seus anseios e informamos a eles que a Polícia está por perto, está do lado deles”, destaca a tenente Dayane Rodrigues, que faz parte do batalhão especializado.

A atuação do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada nessas cidades do interior do Estado tem como resultado um excelente retorno por parte das comunidades: “Estamos tendo feedbacks positivos por parte dos moradores, por meio de áudio, ligações e também pelo contato direto deles com os policiais. As mensagens enviadas por eles têm demonstrado um espírito de gratidão dos moradores por se sentirem protegidos e acolhidos pelas forças da Polícia Militar ao ser estabelecido, nessas visitas, um relacionamento de confiança”, ressaltou o major Messias Mendes.

Dicas de segurança

O comandante do BPEsp informa que o batalhão especializado está repassando durante as visitas algumas dicas primárias de segurança para que cidadão se sinta fazendo parte desse processo de construção da sua própria segurança. São elas:

1) Fazer uma vigilância coletiva. Ao ser identificados comportamentos, fatos e movimentos estranhos, acione a Polícia de imediato, para a averiguação;

2) Evitar rotinas muito previsíveis que acabam facilitando a ação de criminosos;

3) Adotar medidas pessoais que fortaleçam a própria segurança e da família, tais como fechar bem as portas, evitar caminhar sozinho por locais sabidamente arriscados, não expor objetos de alto valor financeiro e de fácil portabilidade.

4) Exercitar a tolerância e o respeito aos direitos das pessoas que nos cercam.