No HGF, cerca de 300 pacientes já foram beneficiados pelo Crie, centro que aplica vacinas e soros especiais

8 de novembro de 2021 - 10:19 # # # # # #

Felipe Martins - Ascom do HGF - Texto

Segundo equipamento implantado no Estado, Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do HGF atende pessoas com doenças crônicas ou comorbidades que comprometem o sistema imunológico

Há três meses em funcionamento, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já beneficiou cerca de 300 pessoas com aplicação de vacinas e soros especiais. O espaço é o segundo do gênero implantado no Estado e tem como objetivo atender pessoas com doenças crônicas ou comorbidades que comprometem o sistema imunológico.

“São insumos de alta tecnologia e de alto custo que não fazem parte do esquema padrão de vacinação nacional”, explica a coordenadora de Enfermagem dos ambulatórios do HGF, Arilene Cândido. Entre as mais de 50 indicações para vacinas, estão pacientes com doenças crônicas congênitas ou adquiridas que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão.

Também são atendidos pacientes que apresentam efeitos adversos ao esquema comum de imunização brasileiro. “É uma forma de buscar alternativas de imunização para esses pacientes que não se adequam às doses-padrão”, pontua Cândido.

No HGF, a principal demanda interna é de pacientes acompanhados pelos ambulatórios de Suporte de Vida a Imunodeprimidos (SVI), Prematuros, Transplante, Cardiologia e Neurologia. Mas o serviço, explica a enfermeira, é aberto ao público. “Nosso objetivo é descentralizar o atendimento que já existe no Crie do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e ampliar esse benefício à população”, ressalta.

Meta do Crie do HGF é ampliar o serviço deste tipo de imunização no Ceará, descentralizando atendimento que já existe no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

O Crie do HGF funciona de segunda a sábado, das 7h às 16h. A utilização do serviço é gratuita, mas requer prescrição médica (de atendimento público ou particular) confirmando a necessidade de aplicação do imunobiológico especial do Centro. Para a aplicação, também é necessário apresentar cartão de vacinação e documento oficial com foto.

Ampliação dos serviços de imunização

A implantação do novo equipamento faz parte de um projeto da Sesa de ampliação dos serviços de imunização. “Estamos descentralizando com o HGF para facilitar o acesso desses pacientes a essas vacinas, para que fiquem cobertos e protegidos”, reforça a pediatra e assessora técnica da Célula de Imunização da Sesa, Surama Elarrat.

No Ceará, o Hias, também da Rede Sesa, já conta com um Crie desde o início do projeto do Ministério da Saúde (MS), em 1993.